Elvas: Reforço do policiamento e o papel de todos
O Conselho Municipal de Segurança reuniu em Elvas e, entre as principais conclusões da reunião, constam um apelo a que cada um vigie o que é seu, bem como o património público e privado, ao mesmo tempo que foi feito um pedido para reforço do policiamento efetuado pela PSP na cidade e GNR no concelho.
Na ordem de trabalhos da reunião, realizada no salão nobre da câmara na manhã de 27 de maio, constavam três pontos:
– funcionamento do Conselho Municipal de Segurança;
– análise das situações de criminalidade na área do município de Elvas;
– e análise da situação atual do dispositivo de segurança e da capacidade operacional das forças de segurança no concelho.
Os participantes tiveram oportunidade de expressar a sua preocupação pelas situações que se têm verificado nos últimos meses no concelho de Elvas e que são do domínio público, tendo havido a identificação de algumas medidas que podem vir a ser implantadas.
Houve consensualidade em redor do princípio “a propriedade é, em primeira instância, de cada um”, pelo que foi feito um apelo a todos os proprietários que devem tomar medidas preventivas na defesa do seu próprio património. Por outro lado, foi reafirmado que cabe a cada um dos munícipes, para lá da proteção e defesa do que é seu, ter a preocupação de cuidar pela conservação do património público e privado, nomeadamente através da participação às forças de segurança de todos os casos de vandalismo, destruição ou intrusão de que tiver conhecimento.
O Conselho Municipal de Segurança deliberou solicitar, à PSP e GNR, mais meios humanos e materiais, que assegurem um policiamento mais eficaz, para o que vão ser apresentadas exposições desta situação do concelho de Elvas aos comandos nacionais destas forças de segurança.
Ficou já marcada uma nova reunião deste órgão, para o final de setembro próximo.