Elvas/Saúde: Centenas de médicos internistas ibéricos juntos em Elvas para congresso bilingue
Elvas, Portalegre, 17 mar (Lusa) – Centenas de médicos internistas portugueses e espanhóis vão estar reunidos entre quinta feira e sábado, em Elvas, para debater patologias de “elevado impacto” na saúde pública, como a diabetes, doenças auto-imunes e cardiovasculares, gripe e o HIV.
Trata-se da sexta edição das Jornadas Transfronteiriças Luso-Espanholas de Medicina Interna, que vão reunir internistas dos dois lados da fronteira no Centro de Negócios de Elvas.
“O objetivo é que este seja um fórum de debate da medicina interna luso-espanhola e que fomente a troca de experiências entre internistas dos dois países, porque nos deparamos com as mesmas questões no dia a dia”, explicou hoje à Lusa o presidente do comité organizador das jornadas, Juan Urban Gálvez.
“Hoje em dia, as principais dificuldades que encontramos são as económicas, que limitam a nossa actividade e forma de atuação”, acrescentou Juan Urbano Gálvez, médico internista há 10 anos no Hospital de Santa Luzia, em Elvas.
Na opinião do mesmo médico, “o internista é o Sherlock Holmes da medicina”.
“É o profissional que trata a doença como um conjunto, desde o diabético descompensado a uma infeção”, explicou.
Nos trabalhos, que se realizam bianualmente, vão ser também debatidos temas como a asma, os novos tratamentos das demências e o futuro da medicina interna.
O programa das jornadas inclui ainda cursos de curta duração sobre doenças cardiovasculares e ecografias abdominais.
As Jornadas Transfronteiriças Luso-Espanholas de Medicina Interna são promovidas pelo Serviço de Medicina Interna do Hospital de Santa Luzia de Elvas e contam com o apoio da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI) e da Sociedade Espanhola de Medicina Interna (SEMI).
AYRM
***Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico***
Lusa/Tudoben