Elvas/Terrugem: A Curtir desde o século dezanove

Views: 4328
clique p/ ampliar
clique p/ ampliar

“Uma justa homenagem a todos os curtidores, que muito fizeram por esta terra” salientou Rondão Almeida Presidente do Municipio Elvense, durante a cerimónia de inauguração do Monumento do Curtidor (preparadores de peles), que se realizou este sábado dia 2 de Outubro pelas 18h no Jardim da Junta de Freguesia de Terrugem (Elvas).

Na cerimónia de inauguração além de Rondão Almeida, estiveram presentes os vereadores da Câmara Municipal de Elvas, presidente da Junta de Terrugem e muitos populares.

O presidente da CMElvas referiu as várias figuras, mais de 4 dezenas que já foram homenageadas no concelho de Elvas, lembrando também as várias classes profissionais, com monumentos. Os trabalhadores rurais, os ganadeiros, os bombeiros, os atletas, os combatentes e agora os curtidores de peles.

clique p/ ampliar
clique p/ ampliar

Esta actividade iniciou nos finais do século dezanove, sendo nesta altura que a primeira família na Terrugem começa a tratar peles de animais, dando origem ao aparecimento de vários empresários que criaram centenas de postos de trabalho e grande desenvolvimento para Freguesia.

Rondão Almeida  (R.A.)prestou um agradecimento ao antigo Presidente da Junta, Gaspar Magarreiro, que segundo ele, foi no decorrer do mandato deste ex-autarca que nasceu a ideia de ser criado um monumento ao curtidor.

Na sua intervenção o Presidente da Câmara ainda falou sobre o complexo de piscinas que está prometido e será cumprido, “O Presidente da Junta terá que entregar na Câmara o local onde vão ficar essas piscinas, pois o projecto já está feito e as verbas asseguradas”.

Presidente J.F.Terugem acompanhado Pres. CMElvas
Presidente J.F.Terugem acompanhado Pres. CMElvas

O Presidente da Junta de Terrugem no encerramento, realçou a quantidade de famílias que vive da indústria das peles e que no fundo é uma homenagem a toda a população, agradeceu ao Presidente da CMElvas o cuidado que tem tido em apetrechar as freguesias de iguais infra-estruturas.

No final foi lembrado o Escultor que ganhou o concurso público a nível nacional, Filipe Santos que por motivos não foi possível estar presente, seguiu-se beberete e convívio com a população.

Clique p/ ampliar
Clique p/ ampliar
Comments: 0