Energia:Carlos Zorrinho destaca importância da criação do Instituto Ibérico Internacional de Energias Renováveis
Portalegre – O secretário de Estado da Energia e Inovação, Carlos Zorrinho, destacou ontem, em Portalegre, a importância para Portugal e Espanha da criação do Instituto Ibérico Internacional de Energias Renováveis (IIIER), que ficará sedeado em Badajoz (Espanha).
Em declarações aos jornalistas, o secretário de Estado sublinhou que o projecto vai transformar-se numa “grande oportunidade” para Portugal e Espanha progredirem neste sector.
“A investigação à escala europeia está a ser muito desenvolvida numa lógica de rede e este IIIER será um dos pólos mais importantes do ponto de vista da investigação em energias renováveis do sistema europeu de investigação”, sustentou
Carlos Zorrinho, que falava em Portalegre à margem das comemorações do dia do Instituto Politécnico de Portalegre (IPP), considerou ainda que a região alentejana e a comunidade académica, em particular, poderá tirar “grande partido” deste projecto.
O governante assegurou ainda que o valor da obra “não está calculado”, remetendo mais pormenores sobre este projecto para a próxima Cimeira Ibérica que deverá decorrer em Elvas (Portalegre), no decorrer do próximo ano.
HYT.
Lusa/Fim