Escola de artes do norte Alentejano
Os deputados do Bloco de Esquerda, Catarina Martins e Luís Fazenda vão questionar o Ministro da Educação e Ciência sobre as Escolas de ensino artístico em risco de fechar no próximo dia 15 de Outubro, onde se inclui a Escola de Artes do Norte Alentejano que serve o distrito de Portalegre.
Diversas escolas de artes pelo país ameaçam fechar portas no próximo dia 15 de outubro. Estamos no princípio de outubro, semanas após o início do ano letivo, e escolas como a Escola de Artes do Norte Alentejano não têm qualquer resposta do governo sobre financiamento para este ano letivo, a qual anunciou já que se nada for feito, irá fechar no próximo dia 15. São centenas de alunos que ficam sem qualquer alternativa de ensino artístico especializado. O irresponsável financiamento de escolas através de programas europeus promovido pelo Ministério da Educação vai acabar sem qualquer plano alternativo.
Esta escola não é um caso isolado. É por isso necessário que o governo esclareça com urgência e em tempo útil o que pretende fazer ou não fazer para o futuro destas escolas e se pretende manter o financiamento às escolas acima mencionadas e outras na mesma situação. O Grupo Parlamentar do BE pergunta se tendo em conta o fim previsível do financiamento europeu para estas escolas, porque razão não foi criado um plano alternativo que permitisse a sustentabilidade financeira destas escolas? O BE quer que o governo esclareça se estas escolas devem fechar ou vai inseri-las na rede pública de conservatórios tendo em conta que sobrevivem através de fundos públicos sejam ou não sejam de origem europeia?
A Coordenadora Concelhia de Portalegre do Bloco de Esquerda aguarda com urgência uma solução porque estão em causa postos de trabalho, salários em atraso e alunos que estão a ser prejudicados.