Espanha/Portugal: Encontro “Ágora” arranca hoje em Cáceres
Cáceres, Espanha, 19 Out (Lusa) – A relação entre “Portugal e a Família Real Espanhola”, sobretudo no período que marcou o seu exílio no Estoril, é um dos temas em foco na edição deste ano do encontro hispano-português “Ágora”, que começa hoje em Cáceres.
A iniciativa “Ágora – O Debate Peninsular”, cuja décima edição decorre até domingo, é promovido pelo Gabinete de Iniciativas Transfronteiriças da Junta da Extremadura espanhola.
O encontro é inaugurado hoje às 16:30 (15:30 hora portuguesa), no Palácio da Diputación de Cáceres, numa sessão com o presidente da Junta da Extremadura, Guillermo Fernández Vara.
Os embaixadores de Portugal em Madrid e de Espanha em Lisboa, Álvaro Mendonça e Moura e Alberto Navarro González, respectivamente, assim como autoridades locais, são outras das personalidades que participam na cerimónia.
Cáceres, uma das cidades da Extremadura que costumam ser “palco” das edições do “Ágora” (as outras são Mérida e Badajoz), centra atenções em quatro grandes temas, três deles agrupados, sob a forma de cursos, na vertente “Ágora Academia”.
O primeiro curso, após a sessão de abertura e com debates que se prolongam até terça-feira, intitula-se “Desde Vila Giralda – Portugal e a Família Real Espanhola”, no qual participam especialistas dos dois países.
Vila Giralda foi a residência de Don Juan de Borbón e da sua família no Estoril, a partir de 1964, durante o período de exílio em Portugal, por altura do regime franquista, sendo apontada pelos organizadores do curso como “um ‘lugar da memória’ do convulso século XX espanhol”.
“Há uma referência sentimental importante na vida dos Reis de Espanha com Portugal. É uma boa questão para debater porque a sensibilidade portuguesa incorporada no príncipe de Espanha”, o actual rei D. Juan Carlos, “é um ponto forte nas relações entre os dois países”, disse à agência Lusa Ignacio Sánchez Amor, director do encontro.
Os outros dois cursos, ao longo da semana, vão abordar os temas “A Voz em Espiral – A difusão da poesia em Espanha e Portugal” e “Chegar e Ficar – A agenda feminista”, enquanto que a vertente “Ágora Palestra”, na terça-feira, é dedicada a um Encontro de Embaixadores de Portugal e Espanha.
A par dos debates, o evento inclui ainda as actividades culturais do “Ágora Cena”, centradas na cultura lusa e espalhadas por vários espaços de Cáceres.
Actuações musicais, encontros literários, teatro, cinema, exposições, uma semana do livro português e uma semana gastronómica são alguns dos destaques e que, anualmente, segundo Ignacio Sánchez Amor, atraem “um fiel público espanhol”.
RRL.
Lusa/Fim