Estremoz/Gastronomia: “Cozinha dos Ganhões” com tasquinhas arranca sexta-feira em Estremoz
Estremoz – O maior certame gastronómico do Alentejo, a “Cozinha dos Ganhões”, arranca sexta-feira em Estremoz, regressando este ano às suas origens, as tasquinhas com espaços para petiscar, disse hoje a vereadora do município local, Sílvia Dias.
A autarca adiantou à agência Lusa que participam no certame, que atrai milhares de visitantes em procura da “rica” gastronomia da região, nove tasqueiros, todos do concelho de Estremoz, e três doceiros.
Segundo Sílvia Dias, a iniciativa gastronómica vai decorrer até 01 de Dezembro, no parque de feiras e exposições da cidade, e conta ainda com a participação de dez empresas de produtos regionais e uma dezena de artesãos do concelho.
A vereadora salientou que, este ano, as entradas no certame são gratuitas.
A denominação de “ganhão” era atribuída antigamente aos trabalhadores da lavoura nas herdades do Alentejo.
A 17/a edição desta mostra gastronómica, organizada pela Câmara Municipal de Estremoz, vai contar com o que de melhor tem a cozinha alentejana, contemplando os pratos típicos da região.
O evento vai mais uma vez apresentar, durante cinco dias, o que o Alentejo tem de melhor, nomeadamente a gastronomia, produtos regionais, doçaria, vinhos, queijos, enchidos e artesanato.
Além das iguarias, o certame brinda os visitantes com música e animação, destacando-se a actuação de grupos de música popular nas noites de sábado e domingo.
As sopas de pão condimentadas com ervas aromáticas e as carnes de porco e borrego vão “reinar” na festa gastronómica.
O ensopado de borrego, as migas e as açordas à alentejana são outras das iguarias que os visitantes podem saborear.
O programa do evento inclui ainda o lançamento do livro “Bonecos de Gastronomia”, da autoria de Hernâni Matos, António Simões, Irmãs Flores e José Cartaxo, sábado, às 12:00.
Também sábado, às 15:00, decorre o IX Encontro de Poetas Populares do Concelho de Estremoz, organizado pela Associação Filatélica Alentejana.
TCA.
Lusa/Fim