EUA/Eleições: Duas dezenas de luso-descendentes na corrida às legislaturas estaduais
Pelo menos duas dezenas de candidatos de origem portuguesa concorrem terça-feira a lugares nas legislaturas estaduais norte-americanas em pelo menos sete estados, a maioria com as cores democratas e fé na vitória de Barack Obama.
Além dos estados com forte presença portuguesa como Massachusetts e Rhode Island, que concentram a maioria dos candidatos, há também luso-descendentes na corrida para os senados e congressos estaduais do Arizona, Califórnia, Colorado, Connecticut e New Hampshire.
Em Rhode Island, a representação política de origem portuguesa, actualmente com quatro senadores e 10 deputados estaduais, será reduzida.
A derrota nas primárias de Setembro de Stephen Alves e a desistência do cargo de Paul Moura deixarão no senado estadual apenas os senadores Daniel da Ponte, que concorre sem oposição, e a senadora Teresa Paiva-Weed, que deverá ser reeleita.
Daniel da Ponte, que se candidata a um sexto mandato, não se mostra preocupado com a redução da representação lusa na legislatura estadual.
“Não é só uma questão dos portugueses e luso-descendentes que são eleitos, mas também de serem eleitos aqueles que respeitam a comunidade”, disse à Lusa Daniel da Ponte, apontando como exemplo o caso do professor americano Frank Vale, que é casado com uma luso-descendente e tem trabalhado com os portugueses.
O senador aposta para o próximo mandato em medidas e propostas que ajudem a crescer a economia e a superar os efeitos da crise financeira, que, segundo afirma, está a afectar Rhode Island mais que qualquer outro estado norte-americano.
Apoiante de Barack Obama, acredita que a sua eleição para presidente trará aos Estados Unidos uma imagem e ideias “completamente diferentes”.
“Vivemos num mundo global e não podemos impor o nosso sistema democrático ou financeiro a outros países”, sustentou, mostrando-se esperançado que a comunidade portuguesa de Rhode Island, historicamente democrata, vote massivamente em Obama.
A mesma esperança alimenta a senadora Teresa-Paiva Weed, que entrou para o senado em 1992 e em 2004 foi eleita a primeira mulher de Rhode Island líder da maioria.
Contribuir para que o governo estadual seja “tão responsável e compassivo quanto possível” é o lema que inspira a senadora à partida para novo mandato.
“Quero assegurar que há uma rede de segurança para cuidar dos mais vulneráveis”, disse Teresa Paiva-Weed à Lusa, sublinhando que os habitantes de Rhode Island partilham a mesma crença e por isso, acredita, darão o seu voto a Obama.
À reeleição para a assembleia legislativa de Rhode Island concorrem oito congressistas de ascendência portuguesa – Gordon Fox, Charlene Lima, Debora Fellela, Edwin Pacheco, Agostinho Silva, William São Bento e Hélio Mello.
Os deputados Joseph Amaral e Henry Rose não se recandidataram.
Rhode Island concentra o maior número de portugueses entre sua população: no censo de 2000, mais de 100 mil habitantes declararam ter ascendência portuguesa.
Sem comunidade portuguesa organizada, o estado do Colorado assistirá terça-feira àquela que será a última eleição da senadora democrata luso-descendente Jennifer Veiga.
A senadora, que em 1996 foi eleita para o congresso estadual e posteriormente para o senado, tem a eleição praticamente garantida, mas este será o seu último mandato.
Em mais de 12 anos de legislatura estadual, Jennifer Veiga “abraçou” causas que vão dos direitos dos cidadãos, ao desenvolvimento económico e à protecção do consumidor.
Para as eleições de terça-feira, Jennifer Veiga aposta na vitória de Obama, que acredita trará “credibilidade internacional aos Estados Unidos através do diálogo e da diplomacia”.
Em Massachusetts, o também democrata Marc Pacheco tem eleição garantida para o senado, uma vez que concorre sem oposição.
Para o congresso estadual concorrem à reeleição os democratas Kevin Aguiar, António Cabral, John Fernandes e Michael Rodrigues e à procura pela primeira vez de um lugar na legislatura surge o jovem candidato independente Jacob (Jake) Ferreira.
No Connecticut, candidata-se a senador o independente Manuel Batáguas, na Califórnia concorre a um lugar de deputado com as cores do partido republicano Jim Silva, no Arizona recandidata-se o democrata Phil Lopes e em New Hampshire o republicano Joaquim Duarte.
CFF.
Lusa/Tudoben