Évora: Greve na Kemet Electronics com 93% de adesão

Views: 756

evora02Évora, 22 mar (Lusa) – A greve dos trabalhadores da fábrica de Évora da Kemet Electronics começou hoje com uma adesão de 93 por cento, segundo o delegado sindical e dirigente do Sindicato das Indústrias Elétricas do Sul e Ilhas (SIESI), Hugo Fernandes.

Em declarações à Agência Lusa, o sindicalista adiantou que a paralisação de duas horas no início do primeiro turno “teve uma boa adesão”, sendo que “só entraram na fábrica sete pessoas de produção” e as restantes ficaram no exterior.

“Os turnos estão com cerca de uma centena de pessoas. Trabalhando sete, tivemos uma adesão à greve de cerca de 93 por cento”, explicou.

Contactada hoje pela Lusa, a administração da empresa escusou-se a prestar declarações sobre a paralisação.

Os trabalhadores da fábrica de Évora da multinacional norte-americana Kemet Electronics iniciaram hoje uma greve de duas horas no princípio de cada turno e durante quatro dias para reivindicarem aumentos salariais.

A paralisação, que se prolonga até quinta feira, tem como objetivo protestar contra a decisão da administração da empresa de suprimir o pagamento do subsídio de turno e do trabalho noturno, o que significou uma “redução nos salários na ordem dos 30 por cento”.

Os trabalhadores reivindicam também o cumprimento do direito legal a um mínimo de 22 dias úteis de férias, o respeito patronal pelos direitos dos trabalhadores estudantes, a atribuição de funções correspondentes às suas categorias profissionais e o fim da deslocalização de equipamentos para o México.

“Os trabalhadores estão unidos, mas algumas pessoas não fizeram greve porque estão em vias de mudar de secção” e outras porque “pediram contrapartidas, a nível de horário, por causa dos filhos e tiveram medo de represálias”, acrescentou o sindicalista.

Com cerca de 350 operários, a fábrica de Évora da multinacional norte-americana Kemet Electronics produz condensadores de tântalo, componentes utilizados na produção de telemóveis e em equipamentos eletrónicos para a indústria automóvel.

SYM.

*** Este artigo foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***

Lusa/Tudoben

Comments: 0