Exposição Amália/10 anos visitada por mais de 21 mil pessoas em duas semanas

Views: 755

amaliaMais de 21 mil pessoas visitaram até hoje a exposição “Amália, Coração Independente”, inaugurada há duas semanas no Museu da Electricidade e no Museu Colecção Berardo sobre a vida e obra da fadista falecida há dez anos.

De acordo com fontes de ambos os museus localizados em Belém, o Museu Colecção Berardo recebeu 14.600 visitantes, e o Museu da Electricidade 6.509, num total de 21.109 entradas.

Aberta ao público desde 06 de Outubro último, data em que se cumpriram exactamente dez anos da morte de Amália Rodrigues (1920-1999), a mostra reúne mais de 500 peças, entre objectos pessoais e obras de artistas plásticos contemporâneos inspiradas na fadista.

A iniciativa é da Fundação Amália Rodrigues em co-produção com o Museu Berardo e a Fundação EDP – Museu da Electricidade, também em parceria com o Museu Nacional do Teatro e a editora discográfica Valentim de Carvalho.

Com dezenas de fotografias, cartazes, filmes, vídeos, vestidos, jóias, pinturas, recortes de jornais e instalações, a exposição foi criada com o objectivo de retratar o universo de Amália Rodrigues numa perspectiva “viva e contemporânea”, segundo o coordenador do projecto, Jean-François Chougnet, director do Museu Berardo.

O núcleo expositivo no Museu da Electricidade mostra parte do acervo da Fundação Amália, reunindo, entre outros, alguns exemplares do guarda-roupa, jóias – de cena e verdadeiras – e revistas da “rainha do fado”, que durante a carreira artística ganhou estatuto em vários repertórios, do fado à música ligeira.

Uma outra abordagem temática assenta na recriação de certos aspectos da personalidade de Amália Rodrigues ligados ao “glamour” e ao “mito”, na visão de artistas contemporâneos, como Joana Vasconcelos, Ana Rito, Adriana Molder, Leonel Moura e Francesco Vezzoli.

“Amália, Coração Independente” vai permanecer nos dois museus até 31 de Janeiro de 2010.

AG.

Lusa/Fim

Comments: 0