Federação distrital de Portalegre é a única a mudar de líder no Alentejo

Views: 1308

A federação distrital de Portalegre do PS é a única do Alentejo que vai mudar de líder, nas eleições marcadas para este mês, com o ex-autarca Rui Simplício a suceder ao deputado Ceia da Silva.

    As eleições para as federações distritais do PS estão marcadas para os dias 24 e 25 de Outubro, podendo as listas ser apresentadas até hoje à noite.

    Em Portalegre, o presidente da Federação Distrital do PS, o deputado Ceia da Silva, não se recandidata ao cargo, que exerceu ininterruptamente nos últimos 14 anos.

    Além de deputado na Assembleia da República, eleito pelo círculo eleitoral de Portalegre, Ceia da Silva é também presidente da comissão instaladora da Área Regional de Turismo do Alentejo.

    A candidatura encabeçada por Rui Simplício à Federação Distrital de Portalegre é a única a apresentar-se a sufrágio.

    Rui Simplício foi presidente da Câmara Municipal de Portalegre durante dois mandatos, entre 1982 e 1989, exercendo actualmente o cargo de presidente da concelhia socialista.

    A candidatura de Rui Simplício conta com o apoio da maioria das concelhias socialistas do distrito de Portalegre.

    Em Évora, o presidente da Câmara de Portel, Norberto Patinho, revelou hoje à agência Lusa que se vai recandidatar a líder da Federação Distrital, alegando a necessidade de “manter unido o partido” para fazer face ao ciclo eleitoral em 2009, em que os socialistas querem “reforçar posições e ser maioritários”, tanto em termos nacionais, como autárquicos.

    Norberto Patinho defendeu ainda a necessidade de “imprimir uma dinâmica ao processo de regionalização”, que acredita ir a referendo no início da próxima legislatura.

    Mais a Sul, em Beja, o deputado socialista Luís Pita Ameixa vai candidatar-se pela terceira vez consecutiva à presidência da Federação do Baixo Alentejo do PS para “dar continuidade e cumprir o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido no actual ciclo político com o PS no Governo”.

    “Quando apresentamos um programa eleitoral devemos dar a cara por ele e cumpri-lo”, disse hoje à Lusa Pita Ameixa, justificando a sua recandidatura com a “vontade de concretizar os objectivos traçados pela federação e pelo Governo PS”.

    Entre os objectivos “a cumprir”, o deputado socialista, que lidera a Federação do Baixo Alentejo do PS desde finais de 2001, referiu a antecipação em 10 anos da conclusão do projecto Alqueva e a construção do aeroporto de Beja e do Itinerário Principal (IP) 8.

    Luís Pita Ameixa, o único candidato à liderança da Federação do Baixo Alentejo do PS, liderou o município de Ferreira do Alentejo entre 1994 e 2005.

    Quando cumpria o terceiro mandato à frente daquela Câmara, actualmente presidida pelo socialista Aníbal Costa, Pita Ameixa renunciou ao cargo para integrar as listas de candidatos a deputados do PS, pelo círculo eleitoral de Beja, nas legislativas de 2005.

    Os congressos federativos do PS estão marcados para os dias 08 e 09 de Novembro.

   

    MLM/LL/HYT.

    Lusa/Tudoben

Comments: 0