FPAS organiza primeira edição do Iberporc’08

Views: 1028

Os profissionais ibéricos da suinicultura vão procurar encontrar caminhos e soluções para sobreviver à grave crise económica que o sector atravessa e elaborar um documento que forneça pistas para a criação de soluções políticas que contribuam para a resolução daqueles problemas.

A Federação Portuguesa das Associações de Suinicultores (FPAS) organiza o Iberporc’08 – 1º Encontro Ibérico das Organizações Profissionais da Suinicultura no dia 12 de Dezembro, na vila fronteiriça de Arronches, em Portalegre.

 

 

No Iberporc’08 serão debatidos os mais importantes e preocupantes problemas que se colocam presentemente a um dos mais importantes sectores da economia agro-alimentar dos dois países.

 

«A suinicultura atravessa actualmente uma gravíssima crise económica, que poderá pôr em risco a sobrevivência do próprio sector em Portugal», explica a organização do evento.

 

Entre os temas propostos, encontra-se o relacionamento comercial entre a produção, a indústria e a distribuição, a plataforma de denúncia dos preços ao consumidor, os custos da etiquetagem ou a problemática das matérias-primas geneticamente modificadas, para a qual o sector pretende tolerância zero. Os planos ibéricos para a fiscalização de produtos oriundos de países terceiros e de sanidade animal são outros dois temas abordados nesta sessão de trabalho.

 

O Iberporc’08 tem como objectivo produzir um documento final, que será posteriormente entregue aos governos dos dois países, onde se pretende sintetizar uma reflexão rigorosa sobre os problemas comuns à ibéria e fornecer pistas de forma a criar soluções políticas que contribuam para a resolução desses problemas.

 

Esta reunião contará com a participação das principais associações profissionais representativas do sector dos dois países. De Espanha, virão representantes da ANPROGAPOR, ANSP, ANCOPORC, ANAPORC,  ASOCARNES, CESFAC, e INTERPORC, na generalidade na figura dos respectivos presidentes. A comitiva portuguesa será composta por elementos da ACS, APIC, COPA/COGECA, IACA, e da própria FPAS. Com o estatuto de observador estará a CONFAGRI, representada pelo respectivo Secretário-Geral.

 

A FPAS e a Câmara Municipal de Arronches serão os anfitriãos do Iberporc’ 08.

 

O Iberporc’08 terminará com um almoço oferecido pela Câmara Municipal de Arronches, na Adega Glória Reynoldes, situada na Herdade da Figueira.

 

***

 

Sobre a FPAS

 

A Federação Portuguesa das Associações de Suinicultores, fundada em Junho de 1981, é uma associação sem fins lucrativos que visa o estudo e o acompanhamento dos problemas relativos à suinicultura. É também a entidade gestora do Livro Genealógico Português de Suínos. A organização é membro da European Pig Selection and Production Association (EPSPA) e da Organization Iberoamericana de Porcicultura (OIP). Para informação adicional, visite www.suinicultura.com.

 

Comments: 0