Gastronomia: Certame internacional quer afirmar Alentejo como a melhor região do país na área da gastronomia e vinhos

Views: 986

picture_3_1A afirmação do Alentejo como a melhor região do país na área da gastronomia e vinhos é um dos objetivos da iniciativa “Alentejo das Gastronomias Mediterrânicas”, que vai decorrer em Évora entre os dias 03 e 09 de maio.

“Nenhuma região junta de uma forma tão harmoniosa e com tanta qualidade e excelência estas duas raridades, a gastronomia e os vinhos”, afirmou o presidente da Turismo do Alentejo, Ceia da Silva.

O responsável falava numa conferência de imprensa que serviu para apresentar o certame “Alentejo das Gastronomias Mediterrânicas”, promovido pela Turismo do Alentejo, Turismo de Portugal e Confraria Gastronómica do Alentejo, com o apoio da Câmara de Évora e da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana.

A iniciativa integra uma conferência internacional, conversas temáticas, workshops, showcooking, jantares com chefes de cozinha e a Semana das Comidas de Azeite em 32 restaurantes de todo o Alentejo.

De acordo com Ceia da Silva, a iniciativa pretende contribuir para a afirmação do destino Alentejo, porque a região “consolidou-se a nível nacional, mas a nível internacional não tem notoriedade”.

“Um destino turístico é feito não apenas da sua marca e da capacidade para acentuar o seu nível promocional, mas também pela referência que possa fazer no sentido de melhorar todos os dias a sua oferta e o seu acolhimento aos turistas”, considerou.

Por isso, acrescentou, que “há muito para fazer no sentido de melhorar o produto de gastronomia e vinhos no que diz respeito à fruição deste produto por parte dos turistas”.

Além da componente promocional, o evento vai procurar também refletir sobre a ligação do produto gastronomia e vinhos ao turismo, para que os agentes económicos da região saibam “como se devem posicionar estes produtos no mercado”.

A valorização da gastronomia, dos produtos tradicionais e da cozinha e cultura mediterrânicas, com natural enfoque no Alentejo, são outros objetivos da iniciativa, que assume ainda uma preocupação transversal com outros temas, como o bem-estar, a saúde e um estilo de vida saudável.

“A gastronomia alentejana, além de ser rica na utilização dos seus produtos, é também rica em saúde, porque utiliza os produtos da terra que hoje são referenciados pelos especialistas como dos melhores que se podem consumir para uma boa dieta mediterrânica”, garantiu.

Uma festa das gastronomias mediterrânicas, jantares com os chefes, “showcooking”, workshops, cozinha com degustação, conversas temáticas e a conferência internacional “Gastronomia Mediterrânica: um tesouro de gerações” são algumas das iniciativas do evento gastronómico.

SYM.

*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***

Lusa/Tudoben

Comments: 0