Gastronomia: Semana do Borrego abre apetite em mais de 100 restaurantes do Alentejo
Beja, 27 mar (Lusa) – Ensopado, assado, guisado ou à pastora são algumas das “mil e uma maneiras” de cozinhar borrego e que vão enriquecer, a partir de segunda feira, ementas de 117 restaurantes do Alentejo, durante a Semana Gastronómica do Borrego.
Em plena Semana Santa, quando o borrego é “rei” à mesa dos alentejanos, a iniciativa, promovida pela Turismo do Alentejo, envolve, até domingo de Páscoa, restaurantes de 36 concelhos dos distritos de Beja, Évora, Portalegre e Setúbal.
A iniciativa, à semelhança de outras semanas gastronómicas promovidas pela Turismo do Alentejo, pretende “divulgar a cozinha tradicional”, no caso à base de carne de borrego, e “potenciar” o património gastronómico do Alentejo, explicou hoje à Agência Lusa o presidente da Entidade Regional de Turismo, Ceia da Silva.
Trata-se de “mais um evento para atrair turistas”, disse, frisando que a gastronomia “é o produto âncora” do turismo no Alentejo, onde “a restauração desempenha um papel fundamental na oferta turística”.
A iniciativa pretende também “incentivar” os proprietários dos restaurantes a manterem nos seus cardápios pratos típicos do Alentejo e segundo o receituário alentejano.
Entre os pratos disponíveis nos menus, os apreciadores de borrego vão poder deliciar-se com pratos mais tradicionais, como pezinhos de coentrada, borrego à pastora ou com ervilhas.
Os mais aventureiros em termos de paladar vão poder saborear borrego confecionado de “mil e uma maneiras”, como acompanhado de migas, favas, cogumelos selvagens, beringelas, feijão, grão ou alcachofra ou com molhos de alho, coentrada, hortelã, pimentos, alecrim ou de mel e tomilho.
LL.
*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***
Lusa/Tudoben