Grândola: Colóquio 25 de Abril – 35 Anos depois

Views: 1718

Ramalho Eanes, Belmiro de Azevedo e Pacheco Pereira animam um debate em Grândola na antevéspera do 25 de Abril. O colóquio foi uma ideia do presidente da autarquia

 Um general, um empresário e um historiador vão participar no dia 23 de Abril, à noite, num super-debate em Grândola, a convite de Carlos Beato, militar que integrou a coluna de Salgueiro Maia no dia 25 de Abril e que é actualmente o Presidente do Município da Vila Morena. O moderador será Adelino Gomes, um dos mais emblemáticos repórteres portugueses.

 

Ramalho Eanes, Belmiro de Azevedo e Pacheco Pereira vão sentar-se à mesma mesa para debater a Revolução dos Cravos. “25 de Abril – 35 anos depois”, é o mote do colóquio que a Câmara Municipal de Grândola organiza, no dia 23 de Abril, a partir das 21h30, no Auditório Municipal Cine Granadeiro.

 

A autarquia da “Vila Morena”, musa inspiradora da música que desencadeou a Revolução dos Cravos, quer, 35 anos depois, voltar a marcar a diferença. Junta assim no mesmo espaço figuras nacionais com vivências distintas sobre o 25 de Abril.

Ramalho Eanes, o primeiro Presidente da República eleito democraticamente após o 25 de Abril; Pacheco Pereira, conhecido e reputado comentador político, intelectual e historiador; e Belmiro de Azevedo, presidente do Grupo Sonae, foram os nomes escolhidos pelo presidente do município alentejano para uma reflexão sobre o estado da Nação nas últimas três décadas e meia e os caminhos a percorrer no futuro.

 

Carlos Beato, actual edil da autarquia grandolense, foi ele próprio um interveniente na Revolução dos Cravos. Militar de Abril, na coluna de Salgueiro Maia, participou com este “Capitão de Abril” no cerco aos ministérios do Terreiro do Paço e tomou parte, já no final da tarde do dia 25 de Abril, no cerco ao Quartel do Carmo, que levou à rendição de Marcello Caetano.

O Colóquio “25 de Abril – 35 anos depois”, vai decorrer no Cine Granadeiro – Auditório Municipal, um espaço recentemente requalificado, com capacidade para 300 pessoas, e terá entrada livre.

 

CMGrândola

Comments: 0