Holanda: Arquitecto português Jorge Moura premiado por projecto da Escola de Engenharia em Delf
O arquitecto português Jorge Moura venceu o prémio holandês de arquitectura NET 2010 pelo projecto do edíficio onde funciona a Escola de Engenharia, em Delft, na Holanda, assinado em conjunto com Syb van Breda.
O NET – Prémio Nacional Energia do Futuro foi atribuído este mês ao projecto daqueles dois arquitectos pela sustentabilidade energética do edifício.
O prémio NET é uma iniciativa do Ministério da Habitação e Ambiente e distingue anualmente projectos de sustantibilidade ambiental.
O edíficio da Escola de Engenharia, pertencente à Universidade de Haia em Delft, foi inaugurado a 01 de Setembro deste ano.
O arquitecto Jorge Moura explicou à agência Lusa que o projecto arquitectónico da Escola de Engenharia foi pensado para “usar ao máximo os recursos naturais e minimizar as perdas de energia através do uso de materiais apropriados”.
Embora do exterior a escola pareça transparente, a fachada só tem 38 por cento de vidro, o suficiente para gerar aquecimento, através da luz solar, para o Inverno.
Há ainda pormenores no edifício que fazem a diferença em termos de sustentabilidade ambiental.
Por exemplo, os corredores funcionam como um sistema de ventilação, o que poupa na necessidade de condutas, e é utilizado um sistema de iluminação de muito baixo consumo.
O projecto prevê ainda que, no futuro, o edifício seja totalmente auto-suficiente em termos energéticos.
Jorge Moura, arquitecto luso-holandês, filho do artista plástico Leonel Moura, foi director do Architecture Royal Haskoning, atelier que venceu o prémio NET, e é actualmente responsável pelos projectos da empresa na Índia.
Para Jorge Moura, a arquitectura tem hoje desafios novos por causa das preocupações ambientais e climáticas.
“É importante criar edifícios o mais auto-sustentáveis possível e o desafio é fazer isso criando, ao mesmo tempo, uma arquitectura funcional e atraente”, sublinhou.
Actualmente, Jorge Moura está a remodelar e a ampliar a Embaixada da Holanda na Índia e tem em mãos dois outros projectos: o Parque de Turismo de Albufeira e um hotel nos Emirados Árabes Unidos, denominado “Roda de Dubai”.
O projecto do Auditório do Parque do Turismo em Albufeira está praticamente pronto e a construção deve começar em breve. Já a Roda do Dubai “está à espera da retoma económica”, referiu o arquitecto.
SS.
Lusa/fim