Imagens vencedoras do Prémio em Fotojornalismo 2010 Estação imagem/ Câmara de Mora em exposição no Porto

A Direcção-Geral de Arquivos/Centro Português de Fotografia, a Estação Imagem e a Câmara Mundial de Mora têm patente no edifício da Ex-Cadeia da Relação do Porto, a exposição das imagens vencedoras do Prémio de Fotojornalismo 2010. A mostra tem abertura ao público no próximo dia 15 de Janeiro, pelas 17 horas, com permanência na cidade do norte até 27 de Fevereiro.
A exposição Prémio Fotojornalismo 2010 Estação Imagem / Câmara de Mora apresenta as reportagens vencedoras daquela que é a primeira edição do Prémio dinamizado pela Estação Imagem, uma associação sem fins lucrativos dedicada ao estudo e promoção da imagem, com principal destaque para o trabalho de Paulo Pimenta (Jornal Público), vencedor do primeiro prémio com uma reportagem sobre a linha ferroviária do Sabor.
Os trabalhos que conquistaram as outras sete categorias do concurso integram, igualmente, a exposição: na categoria Vida Quotidiana, os galardoados João Carvalho Pina (Kameraphoto), Nacho Doce (agência Reuters) e Nelson d’Aires (Kameraphoto); Nuno Ferreira (Agência Lusa e Correio da Manhã) na categoria do Ambiente; Guillaume Pazat (Kameraphoto) na de Retrato; e Gonçalo Rosa da Silva (editor da revista Visão) na de Artes e Espectáculo.
Prémio atribuído por um júri liderado por Aypery Ecer, vice-presidente do Departamento de Fotografia da Reuters, distinguiu ainda Ricardo Miereles (agência Via Visuais) e Nelson Garrido (Público), na categoria de Notícias; Jorge Monteiro (Gestifoot Media) na categoria Acção no Desporto e Nelson d’Aires (Kameraphoto) na categoria especial “2009, ano de eleições”.
A Estação Imagem é uma associação sem fins lucrativos dedicada ao estudo e promoção da imagem, com particular enfoque na fotografia documental. Criada em Mora e elegendo o Alentejo como campo de acção, a Estação Imagem propõe-se dar um contributo activo à luta contra a desertificação e o isolamento da região.
— INAUGURAÇÃO DE EXPOSIÇÃO PRÉMIO DE FOTOJORNALISMO ESTAÇÃO IMAGEM/ MORA
— SÁBADO, DIA 15 DE JANEIRO DE 2011, ÀS 17H00
— EDÍFICO EX-CADEIA DA RELAÇÃO DO PORTO
Centro Português de Fotografia/DGARQ
Ex-Cadeia da Relação
Campo Mártires da Pátria, 4050-368 Porto
10h00-12h30 15h-18h00
222 076 310/11 mail@cpf.dgarq.gov.pyt