Inauguração da Exposição “Pontos de Partida” e da Escultura Táctil de Marvão
Dia 24 de Julho, às 18h30, a escultora Maria Leal da Costa inaugura a Exposição “Pontos de Partida” e a Escultura Táctil da vila de Marvão, junto ao Posto de Turismo.
A escultura da vila de Marvão, com a valência táctil, à escala 1/500, tem o objectivo de proporcionar a leitura táctil por invisuais e a fácil percepção visual, até para portadores de mobilidade reduzida.
“Esta obra, ao permitir o contacto directo por deficientes visuais, transmite a informação táctil necessária a uma compreensão global da malha urbana e do seu enquadramento, assim como permite uma interessante abordagem visual da mesma, facilitando uma primeira leitura globalizante, especialmente a quem tenha dificuldades de locomoção, que impeça a sua abordagem directa”.
Após a cerimónia de inauguração, será possível visitar os quatro espaços onde estão instalados os quatro “Pontos de Partida” – Capela do Calvário, Chafurdão, Cisterna Grande do Castelo e Torre de Menagem.
Os espaços eleitos têm em comum uma ambiência introspectiva e servirão agora de abrigo a um discurso de Maria Leal da Costa, que contará uma história de paixão, retrospectiva de momentos de elevação ou de conflito, próprios do processo criativo.
No final da visita será servido um Marvão de Honra na Casa da Cultura.
A Exposição “Pontos de Partida” estará patente, em Marvão, até ao dia 28 de Maio de 2015.