Inauguração do Centro Documental de Património de Portalegre
Inauguração do Centro Documental de Património de Portalegre
Ontem, dia 30 de outubro, a cidade de Portalegre celebrou um marco significativo na preservação da sua história, com a inauguração do Centro Documental de Património de Portalegre.
A Senhora Presidente da Câmara, Fermelinda Carvalho, destacou a importância deste novo espaço, que faz a ponte, entre o passado, o presente e o futuro, tendo referido ainda, que o Centro Documental será um espaço de conhecimento e cultura, preservando a memória histórica da cidade e promovendo o acesso ao património documental a todos os cidadãos.
No seu discurso, destacou também a mudança do posto turismo para este edifício renovado, uma alteração que na sua ótica faz toda a diferença, pois esta valência passa a estar no centro histórico da cidade.
Em seguida, a Senhora Secretária de Estado da Cultura, Maria de Lurdes Craveiro, sublinhou a importância deste projeto para a valorização e promoção do património local. “Este projeto é um passo fundamental na preservação e valorização do nosso património cultural. A sua implementação demonstra o nosso compromisso em manter viva a história e a identidade de Portalegre,” afirmou a Secretária de Estado.
O edifício dos antigos Paços do Concelho, datado de 1634 e construído de raiz para a sua função original, foi alvo de uma reabilitação profunda e reconvertido em Centro Documental de Património.
Esta intervenção enquadra-se na estratégia de Regeneração Urbana do Centro Histórico de Portalegre e representa um investimento de 1 033 498,25 €, dos quais 85% foram financiados a fundo perdido pelo Alentejo 2020/POR. Além do Centro Documental de Património, o edifício integra agora o posto de turismo da cidade, reforçando a sua importância como ponto de referência cultural e turística.