Lactogal: Fábrica de Avis (Alentejo) fecha portas a 31 de Janeiro de 2009

Views: 1569

A fábrica da Lactogal, em Avis (Portalegre), com cerca de 80 trabalhadores, vai encerrar a 31 de Janeiro de 2009, confirmou hoje à agência Lusa fonte da empresa.

    A administração da Lactogal tinha proposto aos trabalhadores uma compensação de 20 mil euros para acompanharem a deslocalização da unidade de produção para Oliveira de Azeméis.

    No entanto, apenas sete dos cerca de 80 operários aceitaram o plano proposto.

    Na base da fraca adesão à proposta estão razões “relacionadas com a dificuldade e impossibilidade de deslocação do agregado familiar”, conforme adiantou hoje à agência Lusa a Lactogal.

    Versão complementada por Joaquim António Nunes, delegado do Sindicato de Produtos Alimentares.

    “A distância foi o principal motivo, porque é muito longe. Além disso, os 20 mil euros estão sujeitos a descontos, o que faz com que as pessoas fiquem com 14 ou 15 mil euros”, salientou o sindicalista.

    Inicialmente previsto para o final de Dezembro deste ano, o encerramento da unidade de produção de Avis terá lugar a 31 de Janeiro do próximo ano, uma data oficialmente confirmada pela Lactogal à Lusa.

    Os operários que deixam de fazer parte do grupo Lactogal irão receber, a título de indemnização, um salário e meio por cada ano de trabalho.

    Quanto às instalações em que labora actualmente em Avis, a empresa fez saber que “não há qualquer dado relativo ao seu destino”.

    Em todo o processo de negociação, ambas as partes destacam a transparência.

    A Lactogal frisa “que não houve qualquer problema a registar”.

    “A comunicação foi transparente, quer com os trabalhadores, com os sindicatos, quer com as entidades oficiais”, sublinha.

    Para o sindicalista Joaquim António Nunes, “o processo correu bem e houve, por parte da empresa, uma atitude sempre aberta ao diálogo”.

    Na unidade de Avis são produzidos queijo, leite e derivados, sendo que a produção atinge as 2000 toneladas/ano de queijo.

    Com um investimento de 50 milhões de euros, a fábrica de Oliveira de Azeméis irá substituir as de Avis e de Sanfins.

   

    TYA.

    Lusa/Tudoben

Comments: 0