Litoral alentejano: GNR aconselha idosos sobre segurança
A GNR promove, a partir de hoje, acções de sensibilização em Alcácer do Sal e Torrão para aconselhar os idosos sobre os cuidados a ter em caso de tentativa de burla, assalto ou maus-tratos.
Ter sempre os principais números de telefone “à mão” e não acreditar em estranhos que apareçam à porta são alguns dos conselhos que integram o rol de recomendações da GNR.
Porta a porta, através das patrulhas realizadas perto dos montes mais isolados, ou com o auxílio da autarquia local, os militares têm divulgado as sessões, que arrancaram hoje no auditório da Santa Casa da Misericórdia de Alcácer do Sal.
A iniciativa partiu do Destacamento Territorial de Grândola da GNR, que abrange os dois concelhos alentejanos, segundo adiantou à agência Lusa o capitão Nuno Gonçalves.
“Já o fizemos, na passada semana, em Grândola, para além de termos outra acção programada para Melides”, esclareceu o comandante do Destacamento.
Quinta-feira, a sessão repete-se por duas vezes, na sede da Associação Unitária de Reformados, Pensionistas e Idosos de Alcácer do Sal (AURPICAS) e no Centro de Dia da Santa Casa da Misericórdia do Torrão.
A intenção é “dar alguns conselhos genéricos aos idosos desta zona, onde existe muito isolamento, sobre os cuidados de segurança a ter em casa, como fechar bem a porta, evitar burlas ou lidar convenientemente com lareiras e braseiras”, enumerou Nuno Gonçalves.
Assaltos, burlas ou maus-tratos a idosos não são, de acordo com o capitão, frequentes na zona.
Ainda assim, o Destacamento da GNR aposta na “prevenção” de tais ocorrências, através destas acções sazonais.
Tais iniciativas decorrem habitualmente “no início do Inverno”, explicou, “época em que as pessoas permanecem mais tempo em casa e em que se isolam mais”.
Na primeira parte da sessão, os agentes da autoridade fazem uma apresentação sobre as recomendações a seguir e depois chega a altura de responder às dúvidas colocadas.
“Aí, as pessoas costumam participar muito e há uma grande interacção”, relatou o responsável, salientando o propósito de “criar uma maior proximidade e um clima de grande confiança entre a Guarda e a população mais idosa”.
A GNR tenciona promover nos próximos tempos sessões idênticas em pequenas localidades da região, como Palma, Vale do Guizo, Montevil, Alberge e Santa Susana.
RE.
Lusa/Tudoben