lmanaque Lusa – Hoje é Sábado, 23 de Janeiro, vigésimo terceiro dia do ano. Faltam 342 dias para o final de 2010. Este dia é dedicado a Santo Ildefo

Views: 770

Hoje é Sábado, 23 de Janeiro, vigésimo terceiro dia do ano. Faltam 342 dias para o final de 2010.

Este dia é dedicado a Santo Ildefonso, Bispo, e a São João Esmoler, Bispo.

Nos céus, a Lua atinge o Quarto Crescente, às 10:53.

O sol nasce às 07:50 e o ocaso regista-se às 17:48.

No porto de Lisboa, a preia-mar verifica-se às 07:39 e 20:13 e a baixa-mar às 01:26 e 13:55.

Os nascidos nesta data pertencem ao signo Aquário, destacando-se o pintor impressionista francês Edouard Manet (1832), o cineasta russo Sergei Eisenstein (1898) e o actor Randolph Scott (1903).

Nesta data, em 1777, o Marquês de Pombal mandava incendiar a Trafaria. Em 1905 morria, em Lisboa, o caricaturista e ceramista Rafael Bordalo Pinheiro, criador da figura do Zé Povinho. Em 1937, 17 dirigentes comunistas confessavam, em Moscovo, ter conspirado com Leon Trotsky para derrubar José Estaline.

Em 1949, realizava-se o comício de candidatura do general Norton de Matos à Presidência da República Portuguesa, pela Oposição Democrática, na Quinta das Pedreiras, antigo centro hípico, conhecido por comício da Fonte da Moura. Em 1963, começava a luta armada do PAIGC pela independência da Guiné. Em 1973, Richard Nixon anunciava o estabelecimento de um acordo para o termo da guerra do Vietname.

Em 1981, a escritora Marguerite Yourcenar tornava-se a primeira mulher a ser admitida na Academia Francesa, fundada em 1653. Em 1986, no penúltimo dia da campanha eleitoral para a presidência da República Portuguesa, o candidato comunista, Ângelo Veloso, desistia a favor de Salgado Zenha. No Iémen do Sul, após dez dias de guerra civil e cerca de dez mil mortos, os rebeldes marxistas reivindicavam a vitória sobre o presidente Ali Nasser Mohammed.

Em 1987, o nadador português Alexandre Yokochi conquistava a medalha de ouro nos 200 metros bruços no meeting internacional da Golden Cup, em Estrasburgo. Em 1989, morria o pintor surrealista espanhol Salvador Dali, 84 anos. Em 1991, começava a guerra terrestre das forças dos EUA contra as forças iraquianas, no Kuwait.

Em 1992, zarpava de Lisboa, rumo a Timor-Leste, a Lusitânia Expresso, a bordo do qual seguiam dezenas de jovens de vários países dispostos a homenagear as vítimas do massacre do cemitério de Santa Cruz, em Díli. No mesmo dia, a Procuradoria Geral da República mandava arquivar, por falta de provas, o processo sobre o acidente de Camarate, que vitimou o então primeiro-ministro, Francisco Sá Carneiro, e o ministro da Defesa, Amaro da Costa.

Em 1995, o primeiro-ministro português Aníbal Cavaco Silva anunciava que não voltaria a candidatar-se à liderança do PSD. Na mesma data, Jacques Delors deixava, oficialmente, a presidência da Comissão Europeia, sendo substituído pelo luxemburguês Jacques Santer. Em 1996, a República Checa apresentava o pedido de adesão à União Europeia. Em 1998, a filha de Fidel Castro, Alina Fernandez Revuelta, pedia asilo político a Espanha.

Em 2002, morria o sociólogo francês Pierre Bourdieu, 71 anos. Em 2003, o Governo português decidia juntar, num mesmo organismo, os serviços nacionais de Bombeiros e de Protecção Civil. Em 2004, realizava-se a greve geral dos professores portugueses. E a sonda europeia Mars Express, na órbita de Marte desde o dia de Natal, encontrava água e dióxido de carbono congelados no Pólo Sul do planeta.

Em 2005, tomava posse o presidente eleito da Ucrânia, Viktor Iuschenko, vencedor das eleições de 26 de Dezembro.

Em 2006, António Mega Ferreira assumia a presidência do conselho de administração do Centro Cultural de Belém, e a Justiça turca anulava, em definitivo, o julgamento do escritor Orhan Pamuk, que viria a ser distinguido com o Nobel da Literatura, no mês de Outubro.

Em 2007, era divulgado em Castelo Branco o programa de descentralização cultural Território Artes, iniciativa do Instituto das Artes, que prevê o investimento de 700 mil euros em co-financiamento de produções artísticas. Morriam Ryszard Kapuscinski, 74 anos, jornalista, ensaísta e escritor polaco, Prémio Príncipe das Astúrias de Comunicação e Humanidades 2003; E. Howard Hunt, 88 anos, antigo agente da CIA, um dos responsáveis pelo escândalo Watergate que levou à demissão do presidente norte-americano Richard Nixon; Leopoldo Pirelli, 81 anos, engenheiro italiano, antigo presidente da empresa de cablagens e de pneus Pirelli; Emmanuel de Graffenried, 92 anos, o último sobrevivente dos pilotos que participaram na primeira corrida de Fórmula Um, o Grande Prémio da Grã-Bretanha, disputado em 13 de Maio de 1950, no circuito britânico de Silverstone. Morria António Henrique Rodrigo de Oliveira Marques, 73 anos, historiador, professor, antigo maçon, autor da “História de Portugal”, obra publicada em vários volumes e traduzida em diversas línguas.

Em 2008, dezanove pessoas morriam quando um avião polaco de transporte militar EADS Casa se despenhou na aterragem no aeroporto de Miroslawiec.

Em 2009, a maioria socialista aprovava, em votação final global, no Parlamento, a nova lei do pluralismo e da não concentração nos meios de comunicação social.

Lusa/Tudoben

Comments: 0