Marvão: Casas de palha para quem as quiser comprar…
A construção de casas com fardos de palha, que permitem pôr de pé uma moradia com 100 metros quadrados de área por menos de 25 mil euros, é a grande aposta da Associação Caminho Dinâmico, de Marvão. Presidida pelo jornalista Jorge Van Krieken, que se radicou numa encosta da Serra de S. Mamede, no mesmo concelho, a organização está a preparar uma espécie de manual «Faça você mesmo» a sua casa, recorrendo aos fardos. |
|
O processo de construção tem pouco mais de uma centena de anos e surgiu no estado norte-americano do Nebraska, com a invenção das enfardadeiras, que passaram a permitir formar blocos de palha com consistência suficiente para formarem um edifício.
Como os cereais são a principal produção daquela região central dos Estados Unidos e a floresta é escassa, a palha surgiu como uma alternativa para a construção, que veio a revelar-se mais barata e conferindo uma maior comodidade às habitações pelo isolamento térmico que proporciona. O método inicial consiste em formar as paredes da casa exclusivamente com o empilhamento de fardos de forma desencontrada (travamento), para lhes dar sustentação, colocando depois em cima das paredes uma estrutura de madeira, que vai dar rigidez e firmeza à estrutura, ao mesmo tempo que suporta o telhado.
Ler mais