Mau tempo: Resgatados três homens que ficaram quase três horas retidos em cima de retroescavadora em Serpa
Serpa, Beja– Três homens foram ontem resgatados por um helicóptero da Protecção Civil após terem ficado quase três horas retidos em cima de uma retroescavadora numa zona rural do concelho de Serpa, devido à subida do caudal de uma ribeira.
O resgate terminou às 17:41, duas horas e 41 minutos depois de ter sido dado o alerta, e os homens “estão bem”, disse à Lusa o segundo comandante do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Beja.
Os três homens, de 28, 33 e 43 anos, estavam a trabalhar numa empreitada de construção de canais de rega de Alqueva, numa zona a jusante da ponte sobre a ribeira do Enxoé na Estrada Nacional 255, que liga Serpa à vila de Pias.
“Os homens foram surpreendidos pela subida do caudal da ribeira do Enxoé” que foi provocada pela chuva intensa que caiu ontem na zona, explicou Carlos Pica.
Após o alerta, às 15:00, foram deslocados para o local meios terrestres dos bombeiros de Serpa e accionado um helicóptero de socorro e assistência da Protecção Civil estacionado na Base Permanente de Loulé.
Devido a “dúvidas” iniciais sobre se o helicóptero poderia descolar, por causa das “más condições atmosféricas” naquele concelho algarvio, foram accionadas, como alternativa, duas embarcações dos bombeiros de Beja e Moura.
“As embarcações não chegaram a ser usadas, porque, logo que as condições atmosféricas em Loulé o permitiram, o helicóptero descolou e foi usado para o resgate” dos três homens, explicou Carlos Pica.
LL.
Lusa/Fim