Meteo: Onze distritos em aviso laranja por chuva e ventos de 100 km/hora
O Instituto de Meteorologia colocou hoje 11 distritos em aviso laranja devido à chuva persistente e ventos fortes, com rajadas que podem atingir 100 quilómetros/hora, enquanto ondas de 5 a 6 metros levaram ao encerramento de cinco barras.
De acordo com o “site” da Marinha Portuguesa, estão encerradas as barras de Caminha, Vila Praia de Âncora, Douro, Vila Real de Santo António e Tavira.
Em aviso laranja, devido às condições meteorológicas, estão os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto Aveiro, Coimbra, Vila Real, Bragança, Guarda, Viseu, Castelo Branco e Portalegre.
Segundo o Instituto de Meteorologia (IM), é de esperar chuva persistente, por vezes forte, e condições favoráveis a trovoadas, acompanhadas por rajadas de vento muito forte, de sudoeste, que podem atingir os 100 quilómetros/hora.
O IM colocou também sob aviso amarelo os distritos de Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja, Faro e a Região Autónoma da Madeira devido a rajadas de vento forte, que podem atingir os 90 quilómetros hora.
No “site” da Autoridade Nacional da Protecção Civil todo o país está sinalizado a verde, o que, segundo a respectiva legenda, indica que “é improvável a ocorrência de fenómenos que representem danos para pessoas e bens. Situação de normalidade em que o dispositivo de Protecção Civil e Socorro desenvolve actividades de rotina”.
HM
Lusa/fim