Moura/PR: Baixo Alentejo recebe hoje e sábado jornada do Roteiro para a Juventude
O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, arranca hoje para a quarta jornada do Roteiro para a Juventude, desta vez dedicado ao empreendedorismo jovem no espaço rural e que o levará ao Baixo Alentejo.
O primeiro ponto do Roteiro está marcado para o final da manhã em Moura, no Laboratório Tecnológico da empresa municipal Lógica, onde está instalado um campo de ensaio tecnológico na área da astronomia.
À tarde, o chefe de Estado passará por Cuba para assistir à conclusão de um encontro de jovens autarcas do Baixo Alentejo.
Depois, o chefe de Estado irá para Beja para visitar o projeto de restauro e valorização da Igreja de Nossa Senhora ao Pé da Cruz.
Já ao final do dia, o Presidente da República irá conhecer o Conservatório Regional do Baixo Alentejo, que também já desenvolve atividades nos concelhos de Moura e Castro Verde, e tem, ao todo, mais de 500 alunos.
No sábado, na reta final da quarta jornada do Roteiro para a Juventude, Cavaco Silva começará por se deslocar ao concelho de Almodôvar, visitando a empresa Luís e Mateus, Comércio e Transformação de Produtos Alimentares e o Museu da Escrita do Sudoeste Alentejano.
Ainda em Almodôvar, Cavaco Silva irá encontrar-se com jovens dirigentes associativo de um concelho que tem já cinco atletas olímpicos.
Antes do almoço, a comitiva regressará a Beja, onde irá decorrer um encontro de jovens empresários do Baixo Alentejo na herdade “Monte Novo e Figueirinha”, um projeto de turismo rural onde é também produzido vinho e azeite.
A jornada do Roteiro para a Juventude encerrará com um almoço com cerca de uma centena de jovens empresários do Baixo Alentejo.
Durante os dois dias da IV Jornada do Roteiro para a Juventude, Cavaco Silva irá, assim, visitar quatro concelhos do Baixo Alentejo (Moura, Beja, Cuba e Almodôvar), uma região que normalmente é vista como uma zona “despovoada, inativa e envelhecida”.
Contudo, segundo a Presidência da República, uma vez mais o chefe de Estado irá conhecer os “bons exemplos” e mostrar que naquela região se está a assistir ao “regresso à terra” dos mais jovens que tinham saído para os grandes centros urbanos para estudar.
Os “bons exemplos do poder local” e a participação política dos jovens nas comunidades locais serão também temas em destaque na jornada do Roteiro para a Juventude.
VAM.
*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***
Lusa/Tudoben