Município de Reguengos de Monsaraz recebe biblioteca de José Rosa Sereto
Espólio integra 2626 títulos importantes para o estudo da história local e nacional
Município de Reguengos de Monsaraz recebe biblioteca de José Rosa Sereto
A cerimónia pública do Auto de Doação da Biblioteca de José Rosa Sereto ao Município de Reguengos de Monsaraz vai decorrer na sexta-feira, dia 16 de Abril, pelas 11h, no pavilhão da Feira do Livro. O espólio integra 2626 títulos, dos quais 1908 são monografias e 718 são periódicos.
Em vida, José Rosa Sereto manifestou o desejo que a sua biblioteca fosse doada à autarquia e, recentemente, por decisão da viúva, Maria do Carmo Sereto Vogado, procedeu-se à sua transferência. José Rosa Sereto (nasceu em 1912 e faleceu em 1983) obteve o bacharelato em Direito na Universidade de Lisboa, foi presidente da Comissão Instaladora da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz entre 1974 e 1976 e um dos fundadores do Partido Socialista em Reguengos de Monsaraz, tendo desempenhado também as funções de Chefe da Secretaria Judicial. Apesar de ter convites para exercer a sua profissão noutras regiões do país e até no estrangeiro, nunca quis deixar Reguengos de Monsaraz.
José Rosa Sereto sempre gostou muito de ler e de escrever poesia, tendo dedicado um soneto ao Conde de Monsaraz. O terreno onde foi construído o actual campo de futebol da Sociedade União Perolivense foi doado por José Rosa Sereto exclusivamente para a prática do futebol em Perolivas, localidade do concelho de Reguengos de Monsaraz.
Na biblioteca de José Rosa Sereto, agora doada à autarquia, encontram-se periódicos adquiridos durante o período do Estado Novo que estavam proibidos pela censura, como por exemplo as 610 revistas da Seara Nova e os cadernos D. Quixote. Ambos tratavam e exploravam assuntos que não eram aceitáveis pelo Antigo Regime e, por isso, todos os subscritores destas publicações arriscavam-se a ser presos pela PIDE. O espólio integra também a quase totalidade dos livros do médico e historiador José Pires Gonçalves, responsável por uma vasta obra publicada sobre o património histórico do concelho de Reguengos de Monsaraz.
José Calixto, presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, afirma que “esta é a maior doação de sempre para a nossa biblioteca, quer em volumes quer em importância, pois podemos encontrar neste espólio livros do maior relevo para o estudo da história local, regional e nacional”.
C.B,