Música: Encontro de Culturas da cidade alentejana de Serpa arranca hoje
O espetáculo “Vozes que Cantam Cultura”, que junta músicos de Portugal, Espanha, Brasil, Cabo Verde e Médio Oriente, marca hoje o arranque do sétimo Encontro de Culturas da cidade alentejana de Serpa, que vai decorrer até dia 13.
Produzido no âmbito da Rede Internacional de Municípios pela Cultura (enRede), da qual o município de Serpa faz parte, o espetáculo tem início marcado para as 21:30, na Praça da República.
Promovido pelo município local, o encontro, que vai decorrer em dois sítios do centro histórico de Serpa, a Praça da República e o Espaço da Nora, inclui 18 espetáculos de música, um mercado cultural e animação de rua, para “promover” a cultura como um fator de “desenvolvimento local” e de “união entre os povos”.
Este ano destacam-se manifestações culturais de Serpa, de outros municípios portugueses e de países como Argentina, Brasil, Cabo Verde, Cuba, Espanha, Moçambique, México e Sérvia, com os quais o município alentejano tem “laços de cooperação”, através da enRede.
Além do espetáculo de abertura, a principal programação do encontro, com nove concertos previstos para a Praça da República, sempre a partir das 21:30, inclui os concertos do grupo cabo-verdiano Simentera (sexta-feira) e dos brasileiros Mawaca (sábado).
Seguem-se os concertos de Emir Kusturica & No Smoking Orchestra (domingo) e dos moçambicanos Timbila Muzimba (dia 09).
A 10 de Junho, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, a Praça da República recebe o espetáculo “Dia do Cante”, para valorizar o cante alentejano como património cultural do Alentejo.
Os concertos dos mexicanos Zazhil (dia 11), o cubano Pablo Milanés (dia 12) e do fadista português António Zambujo são os outros concertos da principal programação do Encontro de Culturas.
O Espaço da Nora vai receber a programação musical “fora de horas”, que inclui a atuação o grupo de música tradicional portuguesa Pedra d’Água (quinta-feira), os boleros dos cubanos Efracuba/All Stars (sexta-feira), as músicas dos anos 60 e 70 dos Lucky Dukies (sábado) e o tango dos argentinos Óscar Paiva e Fabiana Gongora (domingo).
O “chorinho brasileiro” da Roda Choro de Lisboa (dia 09), o acordeonista João Frade (dia 10), o fado alternativo do projeto Fado em Si Bemol (dia 11), a música soul e funky da Easy Speak Band (dia 12) e a música tradicional portuguesa do grupo Cruzeiro são as outras ofertas programadas para o Espaço da Nora.
O mercado cultural, que vai decorrer de 10 a 13 de junho no Largo do Posto de Turismo, inclui atividades de dança e teatro, exposições temáticas sobre o Cante Alentejano e o “Quioske de Músicas do Mundo”.
LL.
*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***
Lusa/Fim