Noticias breves do Alentejo

Views: 7272

BEJA

    PSP desenvolve operação

    Cidade Segura 2008

  A PSP de Beja desenvolve esta semana a operação “Cidade Segura 2008” para reforçar o sentimento de segurança na área urbana e intensificar a visibilidade policial, como forma de prevenir comportamentos desviantes, anunciou hoje a Polícia.

    A operação, que termina sábado, mobiliza as diferentes subunidades da Polícia, como a investigação criminal e o Corpo de Intervenção.

    MLM.

  Outubro é Mês do Idoso em Mora

    Os habitantes “menos jovens” do concelho de Mora estão convidados para participar, em Outubro, numa série de actividades que assinalam o Mês do Idoso, nomeadamente um almoço de confraternização e convívios com reformados de Carnide (Lisboa) e Barreiro.

    Actividades físicas, uma exposição de trajes antigos, um encontro de poetas populares e um concerto de músicas antigas são outras das iniciativas programadas pelo município local.

    Mais de 2.000 idosos e pensionistas de Mora beneficiam, actualmente, do Cartão Municipal do Idoso, que possibilita obras gratuitas em casa e comparticipações a 50 por cento nas despesas em medicamentos e taxas camarárias, além de bilhetes de cinema e de futebol, tudo suportado pela Câmara Municipal.

    RRL.

    Escrita na Paisagem encerra com “remendo” gigante

    para “tapar” buraco do ozono    

    O Festival Escrita na Paisagem termina terça-feira, em Évora, com uma “acção utópica” da artista holandesa Helena Loermans, residente no Alentejo há vários anos, para salvar o planeta: tricotar um grande remendo para cobrir o buraco da camada de ozono.

    A artista, especialista em tecelagem, vai estar, a partir das 16:00, na Praça do Giraldo, no coração de Évora, convidando os transeuntes para se juntarem a si e tricotarem, com fios de cores fortes e agulhas de tamanho XXXL, esse mesmo remendo.

    Helena Loermans tem realizado, um pouco por todo o país, vários destes “ateliers ambulantes”, pelo que a peça tricotada em colaboração com os habitantes vai crescendo, até “proteger o planeta”, explica a organização do Escrita na Paisagem, cuja edição encerra com um debate sobre as relações entre as revistas e a cultura no Alentejo, seguido de jantar.

    RRL.

   
    Debate sobre “Revistas e Cultura”

    A exposição “A Casa do Alentejo e a sua revista”, que esteve patente na Biblioteca Pública de Évora (BPE) cerca de um mês, encerra terça-feira com um debate em torno do tema “Revistas e Cultura”, foi hoje divulgado.

    A exposição está integrada no festival de performances e artes da terra Escrita na Paisagem, que vai este ano na sua quinta edição.

    No debate vai ser destacada a importância passada, presente e futura das revistas no território alentejano e português em geral e a forma como as revistas reflectem, influenciam e criam sinergias entre as culturas regional e nacional.

    MLM.

    
    PORTALEGRE

    Observação de aves na albufeira do Caia

    Integrada no fim-de-semana europeu de observação de aves, o Núcleo Regional de Portalegre da Quercus vai organizar sábado uma saída de campo para observação de aves na Albufeira do Caia.

    Destinada a fomentar a conservação das aves e dos seus habitats, a iniciativa europeia está a cargo da associação BirdLife International, sendo coordenada em Portugal pela Sociedade Portuguesa para o Estudo de Aves (SPEA).

    MLM.

    
    Livro aborda história e estórias

    de Santiago do Cacém

    “A História e as Histórias de Santiago do Cacém – a história de Santiago contada aos jovens e menos jovens”, da autoria de António Gomes de Almeida (texto) e Zé Manel (ilustração), é o livro que a Junta de Freguesia de Santiago do Cacém vai lançar no próximo domingo.

    A sessão de apresentação do livro ilustrado, no Largo do Pelourinho, às 21:00, inclui um espectáculo multimédia, intitulado “Ao Largo da Memória”.

    A edição com as histórias de Santiago do Cacém, contadas aos jovens e menos jovens, pretende “dar um modesto contributo para despertar o interesse pela História e estórias” locais, segundo o presidente da Junta de Freguesia, Vítor Barata.

    RRL.

    Lusa/Tudoben

Comments: 0