Novo bispo de Portalegre-Castelo Branco apresenta-se domingo aos fiéis
O novo bispo da diocese de Portalegre-Castelo Branco, D. Antonino Dias, apresenta-se domingo aos fiéis, com a entrada solene na Catedral de Portalegre, disse hoje à agência Lusa fonte eclesiástica.
A cerimónia compreende a entrada solene na Sé, às 16:00, seguida da celebração de uma eucaristia.
A tomada de posse do novo prelado vai contar com a presença de vários responsáveis da Igreja Católica, como o Cardial Patriarca de Lisboa, D. José da Cruz Policarpo, e do presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), D. Jorge Ortiga.
“A cerimónia vai reunir cerca de 130 sacerdotes”, indicou a fonte.
D. Antonino Dias, que desempenhou funções de bispo auxiliar de Braga, foi nomeado bispo da diocese de Portalegre-Castelo Branco, a 08 de Setembro, pela Nunciatura Apostólica.
Natural de Longos Vales, concelho de Monção, D. Antonino Dias, que completa 60 anos a 15 de Dezembro, vai substituir D. José Alves, que em Janeiro fora nomeado Arcebispo de Évora.
O novo bispo de Portalegre-Castelo Branco é licenciado em Teologia na Universidade Católica Portuguesa e recebeu a ordenação episcopal em Janeiro de 2000 em Viana do Castelo, diocese onde exerceu actividade eclesiástica durante vários anos.
No início da sua carreira eclesiástica, no final da década de 70, D. Antonino Dias foi jornalista na redacção do Diário do Minho, propriedade da diocese de Braga.
Esta é a quinta nomeação de prelados portugueses feita este ano pelo papa Bento XVI, depois das nomeações de D. José Alves, D. Amândio Tomás (bispo coadjutor de Vila Real, com direito a sucessão), D. Joaquim Mendes (bispo auxiliar de Lisboa) e D. João Lavrador (bispo auxiliar do Porto).
HYT.
Lusa/Tudoben