O executivo municipal de Elvas aprovou, por unanimidade, esta quarta-feira, dia 8, a proposta de realização do XXVI Carnaval Internacional de Elvas

Views: 4
O executivo municipal de Elvas aprovou, por unanimidade, esta quarta-feira, dia 8, a proposta de realização do XXVI Carnaval Internacional de Elvas, a decorrer de 9 a 13 de fevereiro.
O programa para este ano, para além dos três corsos de Carnaval e a gala coreográfica, vai contar com a participação de grupos carnavalescos de outro concelho convidado, que irá desfilar no domingo com os grupos elvenses.
O executivo aprovou, por maioria, com a abstenção da vereadora Tânia Rico, o novo horário dos serviços, que passa por jornada contínua, nos serviços onde isso é possível.
No âmbito da comemoração da quadra natalícia, foram aprovadas as seguintes iniciativas: a realização do Elvas Natal Solidário no Coliseu Comendador Rondão Almeida, a 16 de Dezembro; a exposição “O meu presépio de Natal”, no Forte de Santa Luzia; a Feira do Livro Solidária na Biblioteca Municipal de Elvas Dra. Elsa Grilo, e a exposição “Viver a Tradição!”, no Castelo de Elvas e Forte da Graça, integradas no Elvas Cidade Natal.
Os eleitos aprovaram a autorização ao Museu de Arte Sacra de Elvas para que promova o empréstimo temporário das pinturas “São Joaquim e Santa Ana” e “Anunciação”, da autoria de Luis de Morales (c.1510-1586) ao Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA).
O executivo aprovou a proposta de protocolo de depósito de espólio da Santa Casa da Misericórdia de Elvas, que conta com documentos de vária ordem e de várias temáticas, ficando a guarda a cargo do Município de Elvas.
A proposta de programação de exposições temporárias na Casa da Cultura para 2024 foi aprovada.
Aprovada a proposta de apoio económico do SAAS; e o pagamento de dividas de refeições fracionado e de divida de renda de habitação social de forma faseada.
Os valores da Bolsa para Programa de OMTS, OMTJ e OMTL de curta e longa duração para 2024, foram aprovados.
Aprovadas as cedências seguintes
– da Casa da Cultura à Associação Empresarial de Elvas (ratificada);
– do Auditório do Centro de Negócios Transfronteiriço à AHRESP – Associação da Hotelaria, Restauração e similares de Portugal,
– da Casa das Barcas à Associação Cemitério dos Ingleses para a realização do Bazar das Velharias;
– Cedência das piscinas municipais cobertas de Elvas à Associação de Natação do Interior Centro,
– do Cineteatro Municipal para o Circo Mágico de Natal,
– de transporte para ISEKAIS 2º TEAMGYM CUP.
Atribuídos apoios a Associação Barbaris BTT e Clube Escola de Ténis de Elvas.
A anteceder a ordem do dia foram subscritos votos de pesar pelo falecimento do médico Pintão Antunes e do antigo presidente da Câmara Municipal de Elvas, João Carpinteiro.