O FESTAE continua e homenageia João Bilou

Views: 869

Organizado pela SOIR Joaquim António d’Aguiar, e que este ano comemora o seu 50.º aniversário, o FESTAE decorre nas cidades de Évora, Beja e Portalegre até dia 30 de maio.

São muitos os palcos onde o Festival de Teatro de Amadores de Évora faz o teatro acontecer. Até à passada terça-feira foram já seis os espectáculos e grupos convidados a mostrar o que de melhor se faz dentro e fora do país. Dia 25 de maio foi a vez dos anfitriões do Festival oferecerem o seu trabalho ao público eborense. O Grupo Cénico da Joaquim António d’Aguiar levou mais uma vez à cena O Grito na Charneca, do dramaturgo eborense Manuel Américo Peres.

Após o emblemático espectáculo da SOIR, que contou com o contributo do Grupo Coral e Etnográfico Cantares de Évora, Duarte Guerreiro, que é simultaneamente presidente da colectividade e actor amador naquele grupo, fez referência aos 50 anos do FESTAE e evocou a memória do trabalho de muitos que passaram por aquela casa e a tornaram no que ela é hoje: um espaço de cultura e de formação de cidadãos. No final, homenageou também João Bilou, um homem em que a sua vida se confunde com aquela colectividade e que deu um contributo incomensurável e meritório em prol do Teatro de Amadores e da Cultura.

O FESTAE prossegue, e depois do espectáculo Sermão de Quarta-Feira de Cinzas, levado ao palco da SOIR pela congénere Sociedade Recreativa e Dramática Eborense, que decorreu terça-feira, continua com mais uma dezena de espectáculos nas três capitais de distrito.

Comments: 0