O secretário de Estado da Saúde, Dr. Ricardo Mestre, esteve na manhã desta sexta-feira, nos Paços do Concelho, tendo sido recebido pelo presidente da Câmara Municipal de Elvas, comendador José Rondão Almeida.

Views: 417
O secretário de Estado da Saúde, Dr. Ricardo Mestre, esteve na manhã desta sexta-feira, nos Paços do Concelho, tendo sido recebido pelo presidente da Câmara Municipal de Elvas, comendador José Rondão Almeida.
Neste encontro de trabalho, os dois responsáveis abordaram questões e preocupações na área da saúde, numa altura em que o Sistema Nacional de Saúde também está a sofrer remodelações.
Posteriormente, o secretário de Estado e o autarca de Elvas estiveram presentes numa sessão no Cine-Teatro de Elvas, no âmbito do I Congresso Ibérico de Hospitalização Domiciliária, que se prolonga até sábado, na nossa cidade. Estiveram também presentes o presidente do Conselho de Administração da ULSNA, Dr. Joaquim Araújo; o presidente da organização do congresso, Dr. Juan Urbano; e o Coordenador Nacional da Hospitalização Domiciliária, do Ministério da Saúde, Dr. Delfim Rodrigues.
O presidente da Câmara deu as boas-vindas a todos os presentes e desejou que os trabalhos aqui desenvolvidos, “muito importantes para o desenvolvimento de conhecimento nesta área da saúde”, decorram “dentro das expetativas de cada um e sejam profícuos para a vossa atividade”.
Já Ricardo Mestre sublinhou a importância deste tipo de cuidados para “aqueles que não necessitam de internamento para receber assistência e podem estar na sua residência a usufruir de todos os cuidados necessários”.
O governante referiu ainda o investimento feito nesta área, ao longo do tempo, que permitiu “aperfeiçoar procedimentos, minimizando o impacto na vida de quem deles necessita, humanizando um serviço e a saúde”.
Já esta manhã decorreu no Museu de Arqueologia e Etnografia de Elvas António Tomás Pires, mais uma sessão prática de trabalho e uma visita guiada ao museu para todos os participantes.
O I Congresso Ibérico de Hospitalização Domiciliária é organizado em conjunto pelo Núcleo Transfronteiriço de Medicina Interna e pela Unidade de Hospitalização Domiciliária do Hospital de Santa Luzia de Elvas.
Ao longo destes dias realizam-se várias sessões temáticas, no que se traduz numa troca de experiências entre Espanha e Portugal, no que se refere à fusão multidisciplinar na casa do doente – desde os aspetos mais básicos até os mais complexos do atendimento hospitalar – tendo sempre presente o aspeto fundamental da atividade diária: uma atenção centralizada ao doente desde o conforto e segurança do seu domicílio, abrangendo todos os níveis assistenciais.
CME