Olímpicos: Jogos 2016 – Escolha do Rio de Janeiro “é uma vitória da lusofonia”, defende Vicente Mo

Views: 531

brasilO presidente do Comité Olímpico de Portugal (COP), Vicente Moura, defendeu ontem que a atribuição ao Rio de Janeiro da organização dos Jogos de 2016 “é uma vitória da lusofonia”, que “aumentará a responsabilidade” da representação nacional.

“Estou bastante feliz, porque é uma vitória da lusofonia. Desde a primeira hora que o ACOLOP (Associação dos Comités Olímpicos de Língua Oficial Portuguesa), o COP e eu, em particular, apoiámos o Rio de Janeiro”, assinalou Vicente Moura, em declarações à Agência Lusa.

O presidente do COP e do ACOLOP observou que “o Rio de Janeiro apresentou uma candidatura muito forte”, o que levou o Comité Olímpico Internacional (COI) “a acreditar na sua capacidade de evoluir”, pois “há alguns problemas que é preciso resolver”.

“Tiro-lhe o meu chapéu! É uma cidade belíssima, apesar de estar um pouco degradada. Os Jogos Olímpicos vão transformá-la numa cidade moderna, como aconteceu com Barcelona, em 1992”, sustentou.

Vicente Moura advertiu que a atribuição da organização dos Jogos Olímpicos de 2016 à cidade brasileira “aumentará a responsabilidade” da Missão portuguesa: “Se fosse em Chicago, Portugal passaria despercebido. No Brasil isso não vai acontecer, vamos competir em casa”.

O presidente do COP lembrou que o Brasil vai estar no centro do interesse desportivo mundial, pois vai receber o Mundial de futebol em 2014, os Jogos da Lusofonia em 2015 e os Jogos Olímpicos no ano seguinte.

Vicente Moura, que está em Copenhaga, onde decorreu a votação, revelou que “há uma enorme euforia na delegação brasileira” e “alguma surpresa por Chicago ter sido eliminado logo na primeira volta”.

RPC.

Lusa/fim

Comments: 0