OUTUBRO É MÊS DE COMEMORAÇÕES DO CONCELHO EM GRÂNDOLA
Programa apresenta: Fado, DJ’s e Teatro com entrada livre
A 22 de outubro, Grândola assinala 480 anos da atribuição de Carta de Foral (1544) e comemora a data com um programa direcionado a todas as faixas etárias, que decorre ao longo deste mês e que engloba desporto, cultura, arte e tradição.
O Dia do Concelho, 22 de outubro, é assinalado com a cerimónia do Hastear da Bandeira, às 11h00, nos Paços do Concelho, a que se segue, no Lousal, a Inauguração de Escultura de Moisés Preto Paulo. A obra, que homenageia os 50 Anos do 25 de Abril, é composta por um cravo de 4,5 metros, uma cegonha, um canário sobre uma gaiola aberta e um carro inspirado nos vagões mineiros. A peça simboliza a Liberdade, o renascimento e a identidade cultural da aldeia mineira do Lousal.
Sofia Alves, Diogo Lopes e Filipa Matos apresentam no Cine Granadeiro a peça de teatro «Amigos com Benefícios» de John Borg. Com direção de Celso Cleto, o espetáculo sobe ao palco dia 18 de outubro, às 21h30.
Na noite de 21 de outubro há dois espetáculos que abrangem um público diversificado. O Cine Granadeiro recebe, às 21h30, a jovem Teresinha Landeiro e o seu fado leve com algumas influências da pop e do folclore.
No Parque de Feiras e Exposições a noite é de dança com a atuação de três DJ’s: Raise, Overule e Vasco Rafael.
A programação termina ao som do Cante Alentejano, património Imaterial da Humanidade e uma das mais genuínas expressões artísticas do nosso Alentejo.
O Encontro de Grupos Corais decorre dia 26 de outubro, às 15h00, no Cine Granadeiro com a participação do Grupo Coral os Cardadores da Sete, Grupo à Cante Alentejano Vozes Além Tejo, Grupo Coral Vila Morena e o Grupo Cantares da Aldeia – Marvão.
Um Torneio de Petanca em doublete no dia 13, o XXVI Encontro de Bandas Civis de Grândola “Celso Tomé Nunes” no dia 19 de outubro com a participação de três Bandas Filarmónicas são outras iniciativas que integram o programa comemorativo.