Parte dos operários da Delphi de Ponte de Sôr poderão regressar à unidade após negócio com outra empresa

Views: 5138

delphin_notPortalegre – Uma parte dos operários da Delphi de Ponte de Sôr poderá regressar, em breve, ao trabalho nas mesmas instalações, após negócio com outra empresa, garantiu ontem, à agência Lusa, o presidente do município local, Taveira Pinto.

“As instalações onde se encontra a Delphi estão a ser negociadas com outra empresa multinacional e, aos poucos, lentamente, tenho a esperança que esta situação vai ser resolvida e que, uma grande fatia de trabalhadores possa ser integrada”, disse.

No entanto, o autarca não especificou que tipo de empresa poderá vir a instalar-se no espaço da Delphi, naquela cidade alentejana.

Os 430 trabalhadores da Delphi de Ponte de Sôr vão ser despedidos na sequência do encerramento da empresa, foi hoje confirmado aos sindicatos, que já decidiram pedir a ajuda da autarquia e do Governo para a criação de empregos alternativos.

Os trabalhadores vão ser dispensados no âmbito de um despedimento colectivo e receberão uma indemnização que já tinha sido acordada em 2008.

Nesse ano, quando do anúncio da decisão de encerramento da fábrica, entidades sindicais e administração acordaram um valor de 2,3 salários por cada ano de trabalho, em termos de indemnização.

Taveira Pinto garantiu ainda que o Município possui “capacidade financeira” para dar resposta aos operários que vão enfrentar o desemprego, através dos “programas sociais” da autarquia.

“Os programas sociais que temos permitem atender ao pagamento da renda da casa, da água, da luz, da alimentação do agregado familiar, assim como as despesas em farmácia, enquanto o agregado familiar não receber o subsidio de desemprego”, declarou.

“Vamos estar atentos a todas as situações que mereçam este acolhimento e tentar dar resposta a esta situação”, sublinhou.

A Delphi está sediada em Ponte de Sor há 29 anos, é a maior do Distrito de Portalegre, empregando 2,5 por cento da população do Concelho.

A empresa produz apoios, volantes e airbags para vários modelos de veículos automóveis.

HYT.

Lusa/Fim

Comments: 0