“Património sempre uma descoberta”, em Avis
Visitas guiadas À descoberta do CIOA e do MUSCA, a abertura da Exposição À descoberta da Arqueologia, o Lançamento do Boletim de Arqueologia da terra, o Workshop Livro Antigo, materiais e técnicas. Conservação preventiva de documentos e a atuação do Grupo de Cantares
de Ervedal marcam a edição de 2014 das Jornadas Europeias do Património, no Município de Avis.
O Município de Avis volta a associar-se a este projeto europeu, coordenado pela Direção-Geral do Património Cultural (DGCP), a nível nacional, este ano subordinado ao tema Património sempre uma descoberta, com o qual pretende chamar a atenção “para a permanente novidade que o Património Cultural encerra, sempre atualizado através de novo conhecimento, novos olhares e novas interpretações”.
Neste contexto, e reconhecendo a importância desta iniciativa, promove, de 26 a 28 de Setembro, um programa de atividades que irão desenvolver-se em três espaços de programação: o Centro Interpretativo da Ordem de Avis (CIOA) e Museu do Campo Alentejano (MUSCA), o Centro de Arqueologia de Avis e o Claustro do Convento de S. Bento de Avis.
O primeiro assente na exploração do processo levado a cabo durante o projeto de “Conservação da Ala Poente do Claustro Velho e Espaços Adjacentes do Mosteiro de S. Bento de Avis”, inaugurado, no passado dia 15 de Agosto, e que permitiu a requalificação deste conjunto monástico com o objetivo de afetar o espaço ao uso público, acolhe diversas visitas guiadas À descoberta do CIOA e do Musca, com atividades pedagógicas direcionadas para o público escolar e também visitas livres, dirigidas ao público em geral.
O segundo, com inauguração da Exposição À descoberta da Arqueologia agendada para a tarde de sexta-feira, 26, na Biblioteca deste Centro, sobre atividades do serviço do CAA desenvolvidas em colaboração com a Escola EB 2,3 Mestre de Avis e que integra trabalhos realizados pelos alunos do 5º ano, será ainda palco do Lançamento de mais uma edição do Boletim Municipal de Arqueologia da terra que poderá ser obtido, a título gratuito, neste mesmo local e também no Posto de Turismo do Município de Avis.
O terceiro e último espaço de programação destas Jornadas Europeias do Património de 2014 organizadas em torno da reflexão sobre o enorme potencial do Património, construído ou imaterial, e a sua importância determinante para um desenvolvimento harmonioso e equilibrado da sociedade, irá contar com a atuação do Grupo de Cantares de Ervedal, formação que se apresentará em público, pelas 21h00, para um espetáculo de música popular portuguesa.