Pedro Joia – Concerto em Marvão

Pedro Joia inicia o estudo da guitarra aos 7 anos de idade com o professor Paulo Valente Pereira na Academia dos Amadores de Música. Aos 14 anos transfere-se para o Conservatório Nacional onde, mais tarde, conclui o curso de guitarra sob a orientação do professor Manuel Morais.
A partir dos 16 anos inicia o estudo da guitarra flamenca, primeiro de forma autodidata e mais tarde frequentando cursos de Verão com os guitarristas Paco Peña e Gerardo Nuñez. É, no entanto, com Manolo Sanlúcar que estabelece uma relação de aluno mais duradoura, trabalhando com o mesmo até aos 25 anos.
Inicia aos 19 anos a atividade de concertista tendo-se apresentado desde então a solo ou integrado em diversas formações e atuando em inúmeros países da Europa, Ásia, América do Sul e África.
Tem cinco CD’s gravados em nome próprio e prepara, em 2011 a edição de um disco ao vivo gravado com a Orquestra de Câmara Meridional.
Compõe regularmente música para teatro e curtas-metragens cinematográficas. Lecionou na licenciatura em música da Universidade de Évora entre 1997 e 2003. No mesmo ano partiu para o Brasil onde residiu até 2007, trabalhando com músicos de diversas áreas musicais como Ney Matogrosso, Yamandú Costa, Gilberto Gil entre muitos outros.
Em 2008 vence o Prémio Carlos Paredes com o disco “À espera de Armandinho” onde aborda a obra do guitarrista lisboeta da 1ª metade do Séc. XX Armando Augusto Freire, mais conhecido por Armandinho.
Em 2011 inicia 2 projetos: um com a fadista Raquel Tavares, onde juntos transportam os fundamentos do fado, do flamenco, da música porteña, da música dos bairros de Lisboa, do Magrebe e desembocam no grande mar que é a música mediterrânea.
O outro projeto, intitulado de Mourarias, é com o também fadista Ricardo Ribeiro, onde musicam obras de grandes poetas portugueses como Almada Negreiros, David Mourão-Ferreira e Pedro Homem de Mello, exploram terrenos musicais que vão desde o tango, as bulerías e a música tradicional portuguesa.
No dia 2 de Junho às 21.30h na Casa da Cultura – Câmara Velha, pela primeira vez em Marvão, temos o prazer de apresentar Pedro Joia ao Vivo, com um concerto de Guitarra memorável e a não perder.
As entradas a 10€ podem ser adquiridas no Posto de Turismo de Marvão e na Casa da Cultura. Esta é mais uma razão para visitar o património, a paisagem, provar a boa gastronomia e viver cultura.