PME inovadoras portuguesas recebem financiamento comunitário para os seus projetos inovadores
O Instrumento Pequenas e Médias Empresas (PME) do Horizonte 2020, um Programa de Financiamento da Investigação e Inovação da UE sob a alçada do Comissário europeu Carlos Moedas. Este programa irá financiar até 2020 projetos que sejam inovadores não só nas tecnologias utilizadas, mas também nas mais valias que produzem, seja em novos serviços para os consumidores, seja a investigação na ciência com fins na área da saúde, por exemplo.
Recentemente, mais 8 empresas nacionais conseguiram beneficiar agora também deste investimento. Uma empresa que receberá apoio para a chamada fase 2, com um investimento maior, na ordem dos 800 000 euros, e as restantes 7 são abrangidas pela fase 1, em que está previsto um financiamento de 50 000 euros suportar estudos de viabilidade de novos produtos que revolucionem o mercado. Os proponentes podem igualmente solicitar até três dias de orientação empresarial gratuita (coaching).
Alguns exemplos, o projeto BMX-11, apresentada por uma PME de Évora, consiste na criação de aditivos antivegetativos para tintas marinhas, inspirados na Natureza e na Engenharia Industrial. De Borba foi selecionado o projeto FucoPol, uma inovadora plataforma biológica de produção competitiva, em termos de custos, de L-Fucose. Este componente servirá de base à produção de Oligossacáridos do Leite Humano (HMO).
As PME inovadoras portuguesas recebem agora no conjunto mais de 1,1 milhões de euros em financiamento, acrescendo para 39 o número de PMEs em Portugal que já beneficiaram deste programa.
Quem quiser saber mais detalhes sobre as empresas beneficiárias e informações sobre o Instrumento Pequenas e Médias Empresas.
Mais informações:
Centro de Informação Europe Direct do Alto Alentejo – Instituto Politécnico de Portalegre
Tel. 268 626511; E-mail: europedirect@esaelvas.pt
Rede EUROPE DIRECT da Comissão Europeia
- contacte o serviço Europe Direct
- ligue para o 00 800 6 7 8 9 10 11 (número verde)