Politécnico de Portalegre desenvolve novos projetos com parceiros europeus
O Politécnico de Portalegre participa em três novos projetos, desenvolvidos por investigadores do seu Centro de Investigação para a Valorização de Recursos Endógenos (VALORIZA), em cooperação com entidades parceiras nacionais e europeias.
No campo de ação da sustentabilidade ambiental, em diferentes áreas, os novos projetos – intitulados “Distil’inno”, “XRAqua” e “AG-Power” – com o envolvimento de múltiplos parceiros de referência, evidenciam o reconhecimento do trabalho que o Politécnico de Portalegre vem desenvolvendo, no âmbito da investigação e transferência de conhecimento e de tecnologia.
O projeto “AG-Power: High-Efficiency Power and Biochar Production by High-Pressure Gasification of Agricultural Waste and Residues” foi aprovado pela Clean Energy Transition Partnership (CETP).
O objetivo do AG-Power é permitir que os sistemas de bioenergia tenham um desempenho mais elevado, uma maior quota de produção de energia e uma maior flexibilidade das matérias-primas, tudo isto com emissões de carbono negativas. Para tal, pretende-se desenvolver e validar (TRL4) uma tecnologia de gaseificação de alta pressão necessária no novo sistema BTC (Biomass-fired Top Cycle), para converter resíduos agrícolas em eletricidade, biochar e calor.
Além do IPPortalegre, o projeto agrega um conjunto de parceiros internacionais, designadamente: KTH (Suécia), Phoenix Biopower (Suécia), RISE (Suécia) e TUF (Alemanha).
Com o financiamento total de 1.260.427,73 euros, compete ao Politécnico de Portalegre a execução de 124.772,73 euros.
Desenvolvido com a empresa Iberponics, o “XRAqua − XR-powered Aquaponics Learning” visa a criação de um programa piloto inovador que combine um sistema aquapónico do mundo real com uma aplicação XR interativa. O projeto surge para colmatar a lacuna de recursos educativos com elementos imersivos e interativos, necessários para despertar a curiosidade e inspirar as futuras gerações de cidadãos ambientalmente conscientes.
Com financiamento do Horizonte2020, programa-quadro comunitário para a investigação e inovação, este projeto conta com um apoio total de 229.389,69 euros, cabendo ao Politécnico de Portalegre a execução de 108.789,70 euros.
O objetivo do projeto “Distil’inno − du champ au verre” é incentivar a criatividade e o espírito de iniciativa dos jovens das escolas secundárias agrícolas europeias, com base na valorização dos recursos naturais locais através de técnicas de destilação (álcool ou perfume).
O projeto é coordenado pelo EPLEFPA de Saintonge (França) e, a par do Politécnico de Portalegre, envolve a Associação para o Desenvolvimento do Concelho de Moura; o Istituto di Istruzione Superiore “Duca degli Abruzzi” (Itália); a L’Agence de l’Alimentation Nouvelle-Aquitaine (França) e a Université Européenne des Saveurs et Senteurs (França).
Com aprovação do Erasmus+ (KA220-VET), o projeto tem um financiamento total de 250.000,00 euros, sendo o Politécnico de Portalegre responsável pela execução de 50.500,00 euros.