Ponte de Sôr: Sspectáculo de teatro “Comemoração & A Nova Ordem Mundial”
COMEMORAÇÃO
A Nova Ordem Mundial
De Harold Pinter
O TEATRO DA TERRA vai acolher os ARTISTAS UNIDOS nos próximos dias, 14 e 15 de Maio de 2010, com o espectáculo “Comemoração & A Nova Ordem Mundial” de Harold Pinter.
Os Artistas Unidos voltam a Harold Pinter estreando em Portugal Comemoração, a última peça do Autor, a que juntam o breve sketch A Nova Ordem Mundial. Pois tudo se passa agora, neste mundo que esqueceu a paz.
COMEMORAÇÃO
De Harold Pinter
Tradução José Maria Vieira Mendes Com Alexandra Viveiros, Américo Silva, António Simão, João Meireles, Pedro Carraca, Sílvia Filipe, Sylvie Rocha, Tiago Matias, Vânia Rodrigues Cenografia e Figurinos Rita Lopes Alves Luz Pedro Domingos Encenação Jorge Silva Melo Assistência de encenação João Miguel Rodrigues e Alexandra Viveiros
Co-produção Artistas Unidos/ CCB/ Teatro Municipal de Almada
A NOVA ORDEM MUNDIAL
De Harold Pinter
Tradução de Paulo Eduardo Carvalho com Nelson Boggio, Rúben Gomes, João Delgado e Elmano Sancho Cenografia e Figurinos Rita Lopes Alves Luz Pedro Domingos Encenação Jorge Silva Melo Assistência de encenação João Miguel Rodrigues e Alexandra Viveiros
Co-produção Artistas Unidos/ CCB
COMEMORAÇÂO
EMPREGADO O pato é para quem?
LAMBERT O pato é para mim.
JULIE Não é nada.
LAMBERT Não é nada. Então é para quem?
JULIE Para mim.
E voltamos a Harold Pinter. Com a sua derradeira peça. Três casais jantam no restaurante mais caro da cidade. E inicia-se um diálogo que será uma teia complexa de temas mais terríveis. Uma autêntica guerra de palavras. Um mundo de dinheiro novo, ostentatório, o mundo do capitalismo mais feroz.
A NOVA ORDEM MUNDIAL
Dois soldados, um homem vendado, uma tortura. Para ensinar a democracia. Um skecth de Harold Pinter seco, duro, elíptico: estamos onde? Na América Latina torturando um teólogo da libertação? Em Abu Ghraib? Numa pequena sala, dois guardas discutem o que devem fazer à vítima que permanece sentada em silêncio e de olhos vendados à sua frente. A nova ordem mundial reduziu todos os dissidentes ou a individualidade a uma conformidade cega.
Os discursos que ouvimos indicam-nos aquilo que nós não ouvimos. É uma evasão necessária, uma cortina de fumo violenta, enganosa e sofredora ou apenas escarnecedora daquilo que mantém o outro no seu lugar certo. Quando um silêncio verdadeiro se abate ficamos apenas com o eco e mais perto da nudez. Uma das maneiras de se olhar para o discurso é a de se dizer que ele é um estratagema constante para escondermos a nudez.
Harold Pinter
Onde foi o corpo morto encontrado?
Quem encontrou o corpo morto?
Estava morto o corpo morto quando foi encontrado?
Como foi o corpo morto encontrado?
Harold Pinter
“COMEMORAÇÃO & A NOVA ORDEM MUNDIAL”
LOCAL | CINE-TEATRO DE PONTE DE SOR
DATAS | 14 E 15 DE MAIO
HORA | 21 H 30
CUSTO | 5,00 €
Horário de Bilheteira | Sexta e Sábado – 17h às 21h20
Informações e Reservas | 96 771 05 98 / 242 292073 – 15h às 18h
teatrodaterra@gmail.com
M/16