População do Distrito de Beja tem novos Pontos Electrão
A Amb3E – Associação Portuguesa de Gestão de Resíduos, acaba de instalar três Pontos Electrão nas instalações das Associações Humanitárias dos Bombeiros Voluntários de Almodôvar, Alvito e Moura. Deste modo, os habitantes destas localidades poderão entregar gratuitamente e de forma prática os seus Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE) promovendo o devido encaminhamento destes resíduos para reciclagem e ainda ajudando os bombeiros que, por cada tonelada recolhida, receberão uma contribuição financeira por parte da Amb3E.
Os Pontos Electrão vêm facilitar o encaminhamento adequado dos REEE, uma vez que se encontram localizados junto aos quartéis mas com acessibilidade directa da população através da via publica, com o objetivo de aproximar os cidadãos da reciclagem de equipamentos elétricos e eletrónicos de pequena dimensão (até 55 cm de diâmetro) tais como torradeiras, secadores, batedeiras, telemóveis ou ainda lâmpadas . Quanto aos resíduos de maior dimensão como máquinas de lavar, estes também podem continuar a ser entregues no quartel bastando pedir aos bombeiros acesso ao contentor instalado para o efeito no interior do quartel .
Jorge Vicente, Diretor Geral da Amb3E, sublinhou: “As associações de bombeiros têm tido um papel vital no nosso processo de consciencialização dos portugueses para a questão da reciclagem. É com enorme satisfação que a Amb3E se junta aos bombeiros de Almodôvar, Alvito e Moura dando assim mais um passo na criação de condições para aumentar a acessibilidade do cidadão à rede de recolha de REEE o que permitirá aumentar os níveis de recolha e reciclagem destes resíduos em Portugal. O ambiente sai valorizado ao mesmo tempo que se criam novos postos de trabalho e se obtêm matérias-primas.”
Iniciada em 2008, a recolha de REEE nos quartéis de Bombeiros surge no seguimento do protocolo de cooperação assinado, no mesmo ano, entre a Amb3E e a Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP).