Portalegre: Fábrica Selenis quer reduzir em 25 por cento a massa salarial
Portalegre, 08 mar (Lusa) – A administração da fábrica Selenis, de Portalegre, está a negociar acordos com os trabalhadores para a diminuição do número de postos de trabalho, revelou hoje à Agência Lusa fonte sindical.
“A empresa já iniciou o processo e pretende reduzir em 25 por cento a massa salarial”, disse Paulo Cardoso, representante do Sindicato dos Fogareiros, Energia e Industrias Transformadoras (SINFOMATE).
A Selenis emprega cerca de 300 trabalhadores e dedica-se à produção de polímeros.
O sindicalista explicou que estão a decorrer várias reuniões nos departamentos da unidade fabril para “convidar” os operários que queiram negociar a respetiva saída.
“Durante essas reuniões, é também dado um prazo de decisão aos trabalhadores”, sublinhou.
“Estão a convidar as pessoas com mais idade ou as pessoas que tenham realmente vontade de negociar e de sair a apresentarem-se como voluntárias para esse fim”, declarou.
Paulo Cardoso garantiu que existem trabalhadores com vontade de abandonar a unidade fabril, mas os contornos que envolvem as negociações “ainda não são conhecidos”.
“O grande problema é que ninguém sabe em que moldes são feitas as negociações. A empresa ainda não explicou”, disse.
Apesar de existir uma franja de operários com vontade de abandonar a Selenis, Paulo Cardoso receia que esse número não seja suficiente para atingir os 25 por cento de redução na massa salarial que a empresa pretende alcançar.
“Provavelmente alguns poderão ser convidados a sair se esse número não for atingido”, concluiu.
HYT.
*** Este texto foi escrito ao abrigo do Novo Acordo Ortográfico ***
Lusa/Tudoben