Portalegre: Pais de utentes da CERCI protestam quarta-feira contra despedimentos na instituição
Os pais das crianças utentes da CERCI de Portalegre convocaram para quarta-feira uma acção de protesto, junto ao Governo Civil da cidade, contra os despedimentos previstos na instituição, em resultado da grave situação financeira. |
Olinda Leitão, da comissão organizadora da manifestação, explicou hoje à agência Lusa que a iniciativa tem como objectivo protestar “contra o projecto que a CERCI tem em mãos de despedimento de 10 funcionários para resolver a crise financeira da instituição”.
A CERCI de Portalegre corre o risco de encerrar as suas portas por falta de receitas para fazer face ao pagamento dos ordenados dos mais de 50 funcionários da instituição.
De acordo com fonte sindical, o mês de Agosto e o subsídio de férias ainda estão por receber.
Olinda Leitão, mãe de um dos utentes da CERCI, adiantou que a concentração servirá para “apelar ao Governador Civil de Portalegre para que interceda junto do Ministério do Trabalho e da Segurança Social para que não aceite o projecto de despedimentos”.
O projecto inicial de reestruturação da CERCI de Portalegre previa o despedimento de 15 funcionários, mas, após negociações com o Instituto de Segurança Social, a CERCI conseguiu reduzir esse número para 10 trabalhadores.
Contactado pela Lusa, o presidente da CERCI de Portalegre, João Serra Bonacho, confirmou o “momento difícil” que atravessa a instituição, com mais de 100 utentes.
“O futuro da instituição está em risco, digo-o sem receio, sem qualquer tipo de demagogia”, afirmou.
Em declarações à Lusa, o presidente do Instituto de Segurança Social, Edmundo Martinho, assegurou que a instituição que lidera “está empenhada em resolver este problema”, mas aconselha a CERCI a encontrar um rumo para que a situação que vive actualmente não se repita.
“A CERCI de Portalegre tem que se tornar a curto prazo mais sólida e mais sustentável do ponto de vista financeiro”, defendeu.
A manifestação, que promete juntar pais, encarregados de educação e os próprios utentes, está agendada para as 12:00 de quarta-feira.
HYT.
Lusa/Tudoben