Portalegre: PJ e Câmara repõem numa fonte imagens furtadas e recuperadas em Espanha

Views: 772

portalegre_rua_elvasPortalegre, 19 mar (Lusa) – A Polícia Judiciária (PJ) e a Câmara de Portalegre repuseram hoje, numa fonte situada no centro da cidade alentejana, duas imagens que foram furtadas em julho de 2009 e recuperadas, depois, no sul de Espanha.

“Trata-se de um dia em que nós nos sentimos gratificados por ver reposta uma questão que tem memória na nossa terra”, disse o presidente da Câmara de Portalegre, Mata Cáceres, em declarações aos jornalistas.

O autarca, que destacou o papel da PJ na recuperação das imagens de dois elfos de pedra pertencentes à Fonte da Boneca, fez ainda questão de lembrar histórias de outros tempos em redor daquele espaço.

“Todos nós nos habituámos a vir noutros tempos a este espaço para beber água ou lavar a cara quando bebíamos um copo a mais ou a menos, por isso acaba por estar na memória de todos nós”, recordou.

As imagens foram roubadas no dia 16 de julho de 2009 e recuperadas depois pela PJ em parceria com a Guardia Civil de Espanha, na região sul daquele país.

“O mundo está globalizado para tudo e até para os ladrões isto também já não está tão fácil como parece à primeira vista”, ironizou Mata Cáceres.

De acordo com José Brás, da diretoria de Lisboa e Vale do Tejo da PJ, na altura do furto foi detido um cidadão de nacionalidade portuguesa que, atualmente, está em regime de prisão domiciliária.

José Brás, que falava aos jornalistas após a reposição dos elfos na Fonte da Boneca, revelou ainda que as peças foram recuperadas no “interior de estabelecimentos comerciais da especialidade”.

“Sobre este caso existem mais suspeitos, a investigação continua”, concluiu.

HYT.

*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***

Lusa/Tudoben

Comments: 0