Portalegre: Socialistas satisfeitos com a concretização de mais um passo para a construção do centro de formação da GNR
Portalegre – O líder do PS de Portalegre congratulou-se ontem com a constituição de uma comissão de acompanhamento para a parceria publico-privada que vai ser desenvolvida naquela cidade, para a construção do novo centro de formação da GNR.
“Está consumado mais um passo para se avançar com este projecto muito importante para Portalegre e para a região”, considerou o presidente da Federação Distrital do PS de Portalegre, Rui Simplício.
O anúncio da criação de uma comissão de acompanhamento para seguir todos os passos deste processo surgiu através de um despacho conjunto do Ministério da Administração Interna e das Finanças.
O secretário de Estado da Administração Interna, Rui Sá Gomes, anunciou em Março que a obra de construção do novo Agrupamento de Instrução de Praças (AIP) da cidade de Portalegre deverá estar concluída em 2011.
A nova escola da GNR na cidade alentejana deverá ser reforçada com valências actualmente existentes na Figueira da Foz e Queluz.
O novo quartel do AIP de Portalegre vai ser construído na Herdade das Coutadas, espaço cedido pelo município local, prevendo a permanência de 2.500 formandos.
No actual AIP, instalado no Convento de São Bernardo, no centro da cidade, estão em permanência cerca de 175 militares.
A Escola da Guarda tem sede em Queluz, concelho de Sintra, e subunidades de instrução na Figueira da Foz e Portalegre.
Rui Simplício, que falava aos jornalistas durante uma conferência de imprensa, pegou ainda na concretização deste projecto por parte do governo para criticar a gestão levada a cabo pelo PSD no município de Portalegre.
Para o socialista, a campanha eleitoral do PSD é baseada na “mentira”, uma vez que anuncia aos eleitores que “vão vir” para Portalegre vários investimentos, mas, segundo o socialista, a campanha laranja não passa da campanha do “foi-se”.
Contactado pela Lusa, Mata Cáceres, actual presidente do município de Portalegre e recandidato ao cargo pelo PSD afirmou que “ainda” não conhece o teor do despacho, a não ser pelas “informações” prestadas pelo Governador Civil de Portalegre, Jaime Estorninho.
Mata Cáceres sublinhou ainda que sempre “acreditou” na concretização do projecto do centro de formação da GNR, embora considere que o actual ministro da Administração Interna, Rui Pereira, tenha “atrasado” a sua concretização.
Para o autarca, o anuncio por parte do Governo da constituição de uma comissão de acompanhamento para a constituição da parceria publico-privada no centro de formação da GNR, não deixa de ser, neste período eleitoral, um “jeito” que é também dado à candidatura do PS naquela cidade.
“Mas desde que seja bom para Portalegre, não é isso que me preocupa, pois eu quero é ver aquele projecto concretizado”, concluiu.
HYT.
Lusa/Fim