Praias naturistas: Autarcas alentejanos concordam com proposta de lei que lhes dá liberdade de deci

Views: 750

praia_2Os autarcas do Litoral Alentejano elogiaram a proposta de projeto-lei do PEV que está em discussão no Parlamento, por permitir aos municípios liberdade de decisão sobre a criação de praias para a prática de nudismo.

A iniciativa parlamentar do Partido Ecologista “Os Verdes” (PEV) visa aumentar o número de praias para a prática de naturismo e nudismo, permitindo conferir aos municípios poder de decisão sobre a criação destes espaços, que agora estão confinados a seis locais em Portugal.

A vereadora do Turismo da Câmara de Sines, Cármen Francisco, que tem no seu município uma das praias de nudismo legalizadas no país, elogiou a proposta parlamentar.

“Se a Câmara pode fixar quais são as praias balneares, quando começa e acaba a época balnear, pode fazer planos de ordenamento do território, não vejo razão nenhuma para o facto das praias de naturistas terem que estar limitadas administrativamente por lei a uma por concelho”, disse.

“Há concelhos com costas muito reduzidas, há concelhos com áreas litorais muito grandes, onde provavelmente cabe mais do que uma [praia de nudismo] e parece-me bem que isso fique entregue aos órgãos autárquicos respetivos”, argumentou a autarca.

Legalizada há cerca de dez anos, a praia do Salto, em Porto Covo, “era utilizada para a prática de nudismo há cerca de 20 anos”, pelo que a Câmara apresentou uma proposta para a sua classificação, feita pela Federação Portuguesa de Naturismo, o que acabou por ser uma “formalidade” para estabelecer o que era a prática.

“Tudo o que são praias relativamente pouco frequentadas e com acessos relativamente dificultados propiciam-se a esse prática”, sublinhou a autarca, que afirma não haver mais nenhum caso de praias utilizadas para o nudismo.

Também o presidente da Câmara de Santiago do Cacém, Vítor Proença, concorda na generalidade com a proposta e recorda que apesar de não haver praias com essa prática legalizada nos 11 quilómetros de costa do concelho, o município acolhe um parque naturista na zona interior.

“As praias devem ser ordenadas e devem haver regras para aqueles que não são favoráveis ao naturismo saibam as regras que existem e aqueles que são naturistas tenham também o seu espaço próprio”, defendeu.

No Litoral Alentejano, para além da praia do Salto, no concelho de Sines, também a praia dos Alteirinhos, no concelho de Odemira, está classificada para a prática do naturismo.

A iniciativa legislativa de Os Verdes visa “materializar as preocupações do movimento naturista” e também assegurar a quem não pratica nudismo a informação adequada sobre o tipo de praia existente num determinado local.

AYN.

*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico. ***

Lusa/Tudoben

Comments: 0