Prémio Pessoa 2008: Galardão merecido para Carrilho da Graça – cónego de Portalegre

Views: 576

O responsável do Centro Comunitário dos Assentos, que inclui a Igreja de Santo António, em Portalegre, enalteceu hoje o trabalho desenvolvido pelo arquitecto Carrilho da Graça na execução daquela obra, considerando “merecido” o Prémio Pessoa 2008.

    “É um prémio merecido, não só por esta obra mas por todas aquelas que ele já executou”, afirmou o cónego Lúcio Alves, em declarações à agência Lusa.

    Inaugurado a 14 de Junho deste ano, o Centro Comunitário dos Assentos, localizado num bairro social da cidade de Portalegre, integra, além da Igreja de Santo António, com 304 lugares sentados, um centro de dia, que tem capacidade para acolher 70 idosos, e uma creche para cerca de 170 crianças.

    Para o cónego Lúcio Alves, a arquitectura desenvolvida na Igreja de Santo António, espaço de maior visibilidade daquele equipamento, torna o templo “prático” e muito “luminoso”.

    “A Igreja tem ainda um espírito democrático, pois apresenta um espírito funcional”, observou.

    Após um investimento de 2,5 milhões de euros, o cónego considerou ainda o Centro Comunitário dos Assentos e a Igreja de Santo António, em particular, como um espaço “amplo e confortável”.

    Com uma forte tonalidade branca no exterior e interior, o imóvel transmite autoridade e bastante luz.

    A modernidade e a natureza misturam-se naquele espaço quando Carrilho da Graça concebeu o altar da Igreja de Santo António, tendo como pano de fundo umas gigantescas rochas.

    Nascido em Portalegre em 1952, Carrilho da Graça formou-se na Escola Superior de Belas Artes de Lisboa em 1977.

    João Luís Carrilho da Graça é o segundo arquitecto a ser distinguido com o Prémio Pessoa, dez anos depois de Eduardo Souto de Moura ter recebido o mesmo galardão, instituído pelo jornal Expresso em 1987.

   

    HYT.

    Lusa/Tudoben

Comments: 0