Presidente da Câmara recebe Príncipe York Schaumburg-Lippe

Views: 4428

Visita_Principe _Lippe Visitante emocionado por conhecer o Forte da Graça

O Príncipe York Schaumburg-Lippe foi recebido na manhã desta sexta-feira dia 22, pelo Presidente da Câmara Municipal de Elvas, Nuno Mocinha, na sequência de uma visita que se encontra a realizar à nossa cidade.

Nesta receção, Nuno Mocinha afirmou que “para a Câmara Municipal, é uma grande honra hoje contar com a presença do Principe York Schaumburg-Lippe e sua esposa, que vêm à nossa cidade enaltecer o Forte da Graça, que já teve a denominação de Forte de Lippe”.

Assim sendo, para o Presidente, “esta visita vem enaltecer aquilo que é a nossa jóia da coroa e, por isso, a Câmara o recebeu com grande agrado e falámos em podermos trabalhar em conjunto naquilo que poderá ser uma geminação entre o Forte que pertence à Casa de Salzburgo e o nosso Forte da Graça. Agradeci a visita, de forma simbólica, com a oferta daquele que é um dos produtos tradicionais de Elvas, as «Ameixas de Elvas» e a moeda que foi lançada oficialmente ontem, pela Imprensa Nacional Casa da Moeda, e que numa das faces tem o Forte da Graça, comemorativa do Património Mundial. Este é um dia importante para Elvas e um dia que ficará registado nas nossas memórias”, concluiu.

Visita_Principe_Lippe_forte_graca
Momento da visita ao Forte da Graça

Nesta passagem por Elvas, o Príncipe York Schaumburg-Lippe referiu ser “uma grande honra para mim estar aqui, para ver o projecto do Forte da Graça e como vai ficar no futuro”.

O Príncipe mostrou-se ainda disponível para “ajudar Elvas, a população e tornar a cidade ainda mais popular”, acrescentando que vai “levar as ideias” trocadas para a Alemanha e promover um intercâmbio entre a história de Elvas e da Alemanha. “A arquitectura deste forte é similar ao nosso e gostaríamos de combinar os nossos interesses, para que no futuro tenhamos um grande intercâmbio entre turistas alemães e turistas portugueses, em ambos os países”.

Este responsável salientou as emoções vividas ao chegar a Elvas e as que teve “por ver o Forte e poder observar como está hoje e como vai ficar nos próximos três anos”, uma vez que o contato que teve com o Forte “foram alguns vídeos que vi, no youtube, quando estava à procura de imagens, ligadas aos relógios”.

Após este encontro, o Príncipe de York Schaumburg-Lippe visitou o Forte Lippe (Forte da Graça), em Elvas e, simultaneamente, realizou um documentário sobre o referido forte para uma cadeia de televisão alemã, que o acompanha.

Recorde-se que o Príncipe York é tetraneto do Conde de Lippe que, ao serviço do Reino de Portugal, reorganizou o exército português e patrocinou a construção das defesas fronteiriças de Portugal, onde se inclui o Forte de Nossa senhora da Graça, em Elvas.

CME

 

Comments: 1

  1. Boa tarde. É com muito agrado que tomei conhecimento desta noticia porque a família Condelipes é descendente do conde-de-lippe, mas devido a um erro ortográfico, juntaram-nos os nomes.

    Cumprimentos
    Lara Condelipes.