Primeiro-ministro encerra Festas do Povo com apoio à candidatura a Património Imaterial da Unesco

Views: 1035

passos-coelho-festas-povoO Primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, encerrou ontem, as Festas do Povo de Campo Maior. No salão nobre dos Paços do Concelho, Passos Coelho disse que apoia a candidatura das Festas do Povo de Campo Maior a Património Cultural Imaterial da Unesco.

 “Nós estamos a apoiar essa candidatura e tudo faremos, do que está ao nosso alcance, para que ela seja bem sucedida”, afirmou o Primeiro-ministro.

Para o presidente da Câmara Municipal de Campo Maior, Ricardo Pinheiro, nesta edição das Festas do Povo foi possível “consolidar uma marca que permite, definitivamente, afirmar Campo Maior como destino turístico, mesmo em anos em que as Festas não se realizem”.

“Não tenho dúvidas de que as Festas do Povo são um evento que prestigia Portugal e contribui para a divulgação e promoção turística do nosso país”, disse o presidente da autarquia, acrescentando que “o futuro museu para as Festas, que se encontra em fase de projeto e que irá aliar a tradição às novas tecnologias, irá proporcionar aos visitantes uma experiência única”, assim como a candidatura a Património Cultural Imaterial pela Unesco, são essenciais para a salvaguarda desta arte ancestral.

Já Pedro Murcela, presidente da Assembleia Municipal, salientou que “estas são possivelmente as melhores Festas do Povo alguma vez vistas em Portugal e no mundo, e isso deve-se essencialmente ao trabalho, dedicação, esforço e organização deste querido Povo Campomaiorense”.

A última edição das Festas do Povo foi premiada pelo Turismo de Portugal como o evento do ano 2011. O atual modelo das Festas realizou-se por 20 vezes. Em apenas 15 anos, entre 1989 e 2004, o número de visitantes das Festas do Povo duplicou. O sucesso de todas as edições deve-se à surpreendente diversidade da decoração das ruas, de beleza inigualável. A arte das flores de papel e as Festas do Povo de Campo Maior são um Património cultural único no Mundo.

O impacto económico, social e cultural das Festas do Povo tem efeitos num raio de 100 km em torno de Campo Maior, prestando um forte contributo para dinamizar vários sectores do concelho e dos concelhos vizinhos, conferindo uma visibilidade e notoriedade elevada ao Alentejo.

A realização das Festas do Povo consiste na decoração das ruas de Campo Maior, sobretudo o Centro Histórico, com flores de papel e outros objetos em cartão e papel, feitos pela população. É uma celebração que, por tradição, só acontece quando o povo quer, pois a sua realização depende do voluntariado e da força de vontade dos campomaiorenses. A preparação é feita rua a rua, sendo que o trabalho desenvolvido em cada uma delas fica em segredo, mesmo para amigos e familiares dos moradores, e só é dado a conhecer na noite da “enramação”.